Aqui no Japao, ha... coisas estranhas, dificeis de explicar. Que só mesmo vendo! Nao, nao vou voltar a falar de casas de banho (embora seja um tema que goste especialmente e que daria para mais uns 20 posts, no minimo). Vou antes falar de coisas tao fantasticas como parques de estacionamento, pracas de taxis ou multidoes em paciente espera para entrar numa loja famosissima!
Comecemos pelos parques de estacionamento. Aqui, estacionar o carro, para alem de ser virtualmente impossivel, é algo que é feito... na vertical. Devido ao elevado preco dos terrenos, nao é possível ter parques de estacionamento na horizontal, como os conhecemos. Assim sendo, qualquer bocadinho de terra serve para fazer uma estrutura, estilo predio, com uns 8, 10, 12 andares, onde se arrumam carros, com a ajuda de um elevador altamente sofisticado. Quem ve de fora, ve apenas isto:
Aquele "P" nao anuncia um estacionamento ali perto - aquele "P" é o estacionamento! Estao a ver a ideia? É muito á frente... eu é que nao sei se ficaria descansado em deixar ali o meu carro, arrumado numa prateleira (é disso que se trata), estilo despensa...
Continuemos. Vamos até aos Taxis - sao uma forma rapida e relativamente barata de nos deslocarmos aqui. E andam por todo o lado, em especial á saída dos grandes terminais de transportes publicos. Uma vez mais, o espaco é coisa que nao abunda, pelo que as cidades nao se podem dar ao luxo de ter assim uma praca de taxis como as nossas. O que ha, no entanto, é isto:
Eu diria que a este cenario se aplica bem a expressao "todos ao molho". Taxis todos bem arrumadinhos, uns atras dos outros... só nao consegui perceber é como é que eles praticam o FIFO neste sistema, sem se atropelarem uns aos outros. Mas, mais uma vez, tudo funciona! E ninguem se chateia com ninguem... impressionante!
Por ultimo, falo-vos de uma cena que assisti em Tokyo, em plena zona comercial. Sabado á tarde, bom tempo - cenário ideal para ir ás compras. No meio de tantas, há uma loja que se destaca largamente de todas as outras. Uma multidao - seguramente umas 300, 400 pessoas, sem exageros - aguardava pacientemente em fila indiana que estendia a perder de vista, para entrar numa loja da... H&M! A foto nao é das melhores, mas este senhor com a placa estava no fim da fila, e a entrada da loja esta mais ou menos ao pe do candeeiro... tudo aquilo ali no meio sao pessoas que esperam para entrar...
A questao que se poe é: porque? OK, a H&M é baratucha, acessivel a muita bolsa... mas porque esperar tanto para entrar, se ha tanta loja onde se pode encontrar o mesmo tipo de acessorios? E há que dizer que a loja NAO estava em saldos! Será fashion? Será stylish? Ou será apenas... japones?
Nao sei. Mas lá que é estranho, é!
E assim termina a minha estada de 3 semanas por estas bandas. Estou de regresso a Alemanha amanha, para preparar o regresso a este lado, ja no fim do mes...
Sem comentários:
Enviar um comentário