quinta-feira, setembro 28, 2006

World Trade Center - O Filme

Fui vê-lo no Domingo. Oliver Stone decidiu fazer um filme sobre o 11 de Setembro, o dia mais negro da história americana. Ao invés de pegar nos eventos mais terríveis desse dia, resolveu fazer um tributo ao "every-men", o comum dos mortais. E fá-lo sem recorrer a teorias da conspiração políticas ou económicas, optando por contar a história do ponto de vista de quem milagrosamente sobreviveu aos acontecimentos daquele dia.

A história, real, é muito simples - John MacLoughlin, sargento da Autoridade Portuária de NY, reúne uma equipa de 5 homens, para juntos subirem à torre 1 para ajudarem nas operações de salvamento. Não tiveram tempo. A primeira torre cai-lhes em cima, deixando-os encurralados nas galerias subterrâneas da praça central. A partir deste ponto o divide-se em 3 histórias distintas, mas complementares - a história dos 2 homens que ficaram subterrados e que tentam manter-se conscientes a todo o custo, para assim se manterem vivos; a história da angústia e desespero dos familiares; a história da mobilização de centenas de homens que se juntam para resgatar aquelas 2 almas do meio de uma pilha irreal de restos do que outrora tinham sido 2 dos edifícios mais altos do mundo.

No geral, o filme parece-me bom. Confesso que estava à espera de um filme mais polémico, vindo de quem vem. Mas não. Oliver Stone narra apenas uma história, sem tecer juízos de valor, nem chocar o espectador. O filme tem momentos de realização muito bons (as cenas iniciais, do começo do dia em NY, por exemplo), mas o final confesso que me fez lembrar um pouco os telefilmes dramáticos que fazem toda a gente chorar baba e ranho. Agradeço também o facto de Stone não ter usado as imagens batidas dos aviões a chocarem contra as torres ou das torres a cair - já toda a gente as viu, para quê mostra-las outra vez? Antes, WTC faz uso do som para nos dar a ideia da tragédia, o que a meu ver resulta muito bem.

Uma última nota para a representação. Estão boas, apesar de não deslumbrarem. Nenhum dos actores me conseguiu impressionar verdadeiramente. Excepção feita para Maggie Gyllenhaal (a mulher do policia Jimeno), de longe, a interpretação mais forte!

No geral, acho que vale a pena ir ver.

Sem comentários: