quarta-feira, novembro 12, 2008

O que por aqui se bebe...

Desde que vim aqui para a Alemanha, que nao paro de descobrir cenas maradas para comer e, em especial, para beber. Como certamente sabem, os alemaes sao conhecidos pela cerveja, que aqui se bebe (literalmente) ás toneladas. E o mais engracado é que cerveja, ha para todos os gostos - desde a versao para gravidas (preta, sem alcool e rica em cevada), á cerveja com sabor a limao, laranja, frutos silvestres, e outras tantas frutas, cerveja verde com sabor a... erva, e mais nao sei quantas especialidades, cada uma mais estranha do que a outra, ha mercado para tudo, ninguem se chateia. Ha quem diga que a pouco e pouco ja vai sendo dificil encontrar o verdadeiro sabor da cerveja, tal é a adulteracao que permeia a oferta. Mas o que é certo é que ainda continua a ser a bebida preferida aqui dos mocos.

Depois há as outras bebidas mais fortes, entre as quais se destaca o famoso shnapps, uma bomba alcoolica de 40 graus e o nao menos tradicional Jägermeister, um licor com ar de xarope para a tosse, que deve ser consumido muito frio. Confesso que nada disso me impressionou verdadeiramente. Mas ha por aqui algo que me deixou agarrado (literalmente) desde o primeiro minuto em que o provei. Trata-se, meus amigos, disto:

 Bionade

Bionade - bebida nao alcoolica, em versao bio. Ora "Bio" toda a gente sabe, é normalmente bom. Faz bem á saude. É, dentro do genero artificial, aquilo que faz menos mal. É um conceito que chegou ha muito às batatas e às cenouras, mas que agora assume toda uma outra dimensao e chega a esse mundo fascinante que é o dos refrigerantes. Bionade é uma bebida gasosa (uma coisa altamente "bio"), com sabores absolutamente "verdes" - Holunder (uma cena vermelha estilo bagas que parecem amoras), Kräuter (ninguem me consegue traduzir isto, mas todos me dizem que é uma erva), Litschi (pela cor, parece-me ser Lichias) e por ultimo Ginger-Orange (estilo ginger ale com sabor a laranja). Qualquer uma delas é muito boa. Sabem quase todas ao mesmo e vao com quase tudo - com pizza, com um belo bife, com uma sandocha a meio da tarde ou com um snack ao fim da noite. E, para alem do mais, é "bio", o que é sempre in. "Ah e tal, vais beber o que?" "Bionade". "Eh pa isso é tao gasoso...". "Nao é nada, nao vez que é Bio!"... Mas fora de brincadeiras, isto é mesmo bom. Talvez por seja algo que sai um pouco fora do comum...

Tanto quanto diz o Site Oficial, isto é suposto tambem existir aí por essas bandas (se virem por aí à venda, digam). Ah, e ja agora experimentem e digam de vossa de justica.

Sem comentários: