domingo, abril 26, 2009

Italia - oh, la bella Italia

É sempre um prazer voltar à Itália. É seguramente um dos países com mais motivos de interesse em toda a Europa. É bonita, é emocional (nao fosse ela latina), é verdadeira. Desta vez, optei por uma zona ainda desconhecida para mim, a Liguria, que tem em Génova a sua capital, encaixada entre o mar da Liguria e as montanhas Apennine. Génova em si nao será muito atraente - embora geograficamente seja muito interessante, uma vez que se estende por uma estreita de faixa de terra, entre o mar e as montanhas, com pelo menos 30 km. Isto confere-lhe uma geografia acidentada, com ruas estreitas e muito movimentadas, com subidas e descidas pronunciadas, fazendo, aqui e além, lembrar Lisboa.


(cliquem em cima da foto para verem o resto)

Apesar disso, Génova tem uma posicao privilegiada para se visitar o ponto alto desta zona - uma área chamada Cinque Terre, que como o nome indica, é composta por cinco cidades "excaixadas" (literalmente) entre o mar e as encostas extremamente pronunciadas da Riviera Italiana - Monterosso al Mare, Corniglia, Vernazza, Manarola e Riomaggiore.


Chegar até estas cidades é, por si só, uma aventura, nao para os fracos de coracao. O acesso faz-se por estradas estreitissimas, com dois sentidos, onde só passa um carro de cada vez. Em cerca de 4 kilometros, desce-se o equivalente a 750-1000 metros, gerando uma inclinacao nada meiga. Agora imaginem fazer isso com um carro absolutamente atascado até ao tecto e com um pavimento longe de estar seco. Agora que penso nisso, muita sorte tive eu em nao ter uma surpresa desagradavel... mas vale bem a pena o esforco. O que lá se pode encontrar (em qualquer destas cidades) é um aglomerado de casas (entre o caótico e o organizado), com ruelas estreitissimas e uma paleta de cores absolutamente cativantes. Tudo isto, abracado por um mar verde e agitado, faz desta zona uma pequena pérola a nao perder.


A poucos quilómetros, situa-se a elegantérrima Portofino, tornada famosa pelos ricos e poderosos. Aqui encontramos lojas de renome, restaurantes finos e um parque de estacionamento onde se pagam 10 euros à hora. Pois, o chique paga-se caro. Mas é mais uma sereia à beira mar plantada.



Vejam as fotos e tirem as vossas conclusoes...




(Cliquem em cima da foto para verem o resto)



Próximo destino - a snobish Cote D'Azur, apreciada num Domingo de Inverno, com um céu azul e um sol imenso, que fizeram com que a vontade de partir fosse pouca, ou quase nenhuma...

Sem comentários: