sábado, outubro 14, 2006

É oficial: sou deficiente!

É isso mesmo, amigos... a partir de hoje o Estado Português conferiu-me o estatuto de Deficiente! E porquê, perguntam vocês? É o que dá ter uma doença crónica e ter passado as passas do Algarve, aquando da minha operação, o ano passado. Não pode ser tudo mau, há que tirar algum benefício da coisa... Segundo a tabela dos senhores da Junta Médica, tudo somado (a doença, a idade, a operação, etc...) dá-me 68% de incapacidade. E não tive que me esforçar muito - levei os meus exames, sentei-me em frente a 3 marmelos, que os leram cuidadosamente (aí durante uns 90 segundos), entreolharam-se 4 vezes, falaram baixinho não sei o que, e por fim, abanaram a cabeça, afirmativamente, em simultâneo. A única pergunta que me fizeram foi: "Sabe quais são os benefícios que este estatuto lhe confere?". E eu à espera de um interrogatório duríssimo, com médicos mal encarados, a tentar a todo o custo não conceder benesse nehuma. Não, nada disso. Todo o processo terá levado uns 4 minutos, não mais. E pronto! Agora é aproveitar... pagar menos de IRS, não pagar selo do carro, não pagar imposto sobre os juros de dinheiros a prazo, entre outras coisas positivas, e tudo isto durante 8 anos!

Parece-me bem! Só há uma coisa que me está a deixar inquieto: exactamente que parte (ou partes) do meu ser é deficiente? É que 68% é muita coisa que não se aproveita... mas, pensando bem, no fim de contas, até é capaz de não andar muito longe da verdade!

Sem comentários: