terça-feira, dezembro 05, 2006

Euros vs Dolares

Aqui ha' dias resolvi dar uma de americano e fui shopping. Ou melhor, fui 'window shopping', que e' como quem diz, fui ver as montras. Nao andava a procura de nada em particular (a' excepcao de um iPod), por isso fui vendo as lojas causalmente, mais ou menos sem rumo. Inevitavelmente ia reparando nos precos e, inevitavelmente tambem, ia mentalmente fazendo conversoes estilo "deixa la ver quanto e' que isto custa em Euros". E a' medida que ia fazendo as contas, o pensamento era sempre o mesmo - "Olha, nao ta' nada caro..." ou "Eh pa' isto ta' Barato!".

Efectivamente, assim e' - e o pensamento aplica-se a todo o tipo de coisas: roupa, sapatos, artigos de desporto, malas de viagem, fatos, you name it. Para ajudar a' festa, as lojas parecem ter sempre algum tipo de desconto... nao sei se aqui ha alturas especificas em que fazem os chamados saldos, mas la' que ha sempre uma reducao, isso ha'! E nao pensem que sao so' as roupas da treta e' que tem os precos mais baixos - as grandes marcas estilo Ralph Lauren, Boss, Calvin Klein ou Timberland, apresentam precos bastante acessiveis quando comparados com os que se praticam ai' na Europa, sendo inclusive vendidos nas grandes cadeias retalhistas estilo Sears, Macy's ou JCPenny.

Vejam alguns exemplos: comecemos por umas botas da Timberland, as mais classicas e conhecidas. O preco publicitado no site aqui nos States e' este. Em Portugal, e' este. Covertendo os valores para os podermos comparar, chagamos a' conclusao que a diferenca e' de quase 78 euros!!! Peguemos agora no iPod (que ja' ando a namorar...). Comprovem voces mesmos a diferenca de precos obscena entre os US e Portugal. Usem a conversao de 1 dolar = 0.67 euros e vejam a diferenca...bastante significativa, nao? So mais um exemplo - o IKEA. Apreciem o preco deste sofa em Portugal e aqui. Sem comentarios.

No meio disto tudo, so me apetece perguntar: como e' que isto e' possivel? Nos, os Tugas, somos uns tesos de primeira, ganhamos pior que todos os outros europeus, temos um nivel de impostos demasiado elevado, e ainda por cima levamos com precos altissimos, que nem sei como conseguimos suportar. Os Americas, que ganham bem mais que nos, tem estas benesses fantasticas!!! Nao sei se sera uma questao que se explicara apenas pelas regras economicas de mercado, ou se e' de proposito que as marcas colocam os seus produtos propositadamente mais caros na Europa...

Enfim, uma coisa vos garanto: eu, quanto a mim, vou aproveitar enquanto ca estiver! Se quiserem alguma coisa, aceito encomendas... desde que caibam na mala, ok?!

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é amiguinho, agora imagina eu em Londres onde tudo ainda é mais caro que em Portugal....um horror. Viva os Estates (credo....nem acredito q escrevi isto...)