domingo, junho 17, 2007

6.500

Domingo. Meio dia e meia. Toca o telemovel.

- Bom dia! Fala do Comerica Customer Assistance (Comerica e' o meu banco aqui nos Estados Unidos), para verificarmos um movimento na sua conta corrente, que aparenta ser fraudulento.
- What? How? But...
- O senhor autorizou uma compra na Apple Store no valor de 6.500 dolares?
- What? Eu? Nao, claro que nao!
- Tem a certeza? Nem o senhor nem nenhum membro da sua familia autorizou esta compra?
- Claro que tenho a certeza! Nem pensar, nao autorizei coisa nenhuma!
- Entao o senhor foi vitima de 'roubo de identidade'. Alguem usou o numero do seu cartao de debito para efectuar compras.
- Oh crap! Now what?
- Agora vamos proceder ao cancelamento desta operacao, bem como dos seu cartao e cheques. Tera' que contactar a sua agencia para a emissao de um novo cartao.

E foi assim que comecou o meu dia. Com a bela noticia de que alguem me tentou limpar da conta 6.500 dolares. Assim, just like that! Cenas destas nao me sao totalmente desconhecidas, mas nunca me tinha acontecido, nem a alguem que eu conheca. Sempre que faco compras na internet, fico com a pulga atras da orelha a pensar "E se o meu numero e' roubado?...". O mais engracado e' que creio que so' usei o cartao na net uma ou duas vezes - em sites 'aparentemente' seguros, com o belo do cadeado ca' em baixo e a comecar por https. Sera' que foi ai' que roubaram o meu numero? E' possivel. Mas existe outra teoria. Aqui os cartoes de debito (estilo multibanco) tambem podem ser usados para pagar contas, sem que seja preciso marcar codigo (num restaurante, por exemplo, basta assinar, tal como se de um cartao de credito se tratasse). Ou seja, muitas foram as ocasioes em que o cartao saiu da minha vista - abrindo oportunidades para que alguem mal intencionado pudesse tomar nota do numero, validade e codigo de seguranca, para o usar mais tarde.

Nao sei. Nunca vou saber como, quando e quem foi. So' sei e' que foi por pouco. Felizmente este banco tem um servico 24 horas que monitoriza as contas dos clientes, a' procura de situacoes 'estranhas' e telefona ao cliente para confirmar se a transaccao e' valida ou nao. Nao sei se isto existe em Portugal, mas devia ser mandatorio em cada banco. E' certo que em ultima instancia o cliente final e' responsavel pelo uso (e abuso) dos seus cartoes, mas da uma certa seguranca saber que existe alguem do outro lado a validar o que andamos a comprar.

Agora segue-se a parte chata de ir ao banco e comecar tudo de novo. Ate' la', sobram-me 28 dolares e 65 centimos na carteira.

Sem comentários: