quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Ir ao banco...

Incluido no pacote de situacoes pelas quais se tem que passar quando se chega a um país novo está a tarefa ardua de ir ao banco abrir uma conta. O processo ja de si é burocrático – é preciso preencher nao sei quantos formularios, assinar nao sei quantas autorizacoes, escolher opcoes de manutencao e mais nao sei o que. Agora imaginem isso tudo numa lingua que desconhecem.

Nao fui sozinho nesta aventura. O meu chefe acompanhou-me e tomou a lideranca nas conversacoes. É claro que a primeira pergunta foi se havia interlocutores que falassem em ingles ou se havia possibilidade de obter os formularios e as explicacoes nessa lingua. ‘Nao’ foi a resposta a ambas as perguntas. Isto fez com que um processo que leva apenas meia hora se tornasse numas longas duas horas de explicacoes, traducoes, perguntas, mais traducoes e mais explicacoes.

No final, acho que nunca assinei tanto papel sem ler, confiando apenas na boa vontade do meu chefe que me ia traduzindo tudo e confirmando que era seguro assinar este ou aquele documento. A paginas tantas perguntei se o web-banking tinha acesso em ingles. A resposta foi mais uma vez negativa, o que naquela altura ja nao me surpreendeu. É curioso nesta era da tao chamada globalizacao, como certas coisas nao sao tao globais assim... creio que se passaria a mesma coisa em Portugal, caso um alemao entrasse num banco para abrir conta. Estao os bancos preparados para isso? Se nao me falha a memoria creio que o Millennium e o BPI tem a possibilidade de efectuar login em ingles no homebanking. Nao sei se estaremos mais ou menos avancados que estes amigos daqui, mas da que pensar.

Outro episodio semelhante foi a ida ao departamento de "Alien Workers", onde se obtem uma especie de cartao de contribuinte, onde sao lancados todos os rendimentos obtidos e os impostos pagos ao longo do ano. Tambem aqui, ingles nepias. Tambem aqui tive o meu chefe a servir de interprete. Tambem aqui assinei uma data de papeis que nao consigo ler. Mais do mesmo, portanto.

No fim disto tudo, ando com vontade de ir até ao posto de turismo local e ver ate que ponto é que tambem ali se fala ingles ou nao... vamos la a ver se o alemao que ando a aprender vai servir para melhorar a comunicacao...

Sem comentários: