terça-feira, janeiro 27, 2009

O fim de mais uma etapa...

Por incrivel que pareca, lá se passou mais um ano. Confuso, cheio de peripécias, intenso. Ao mesmo tempo, foi mais uma etapa de aprendizagem, talvez mais dura e agreste que a anterior, mas igualmente recompensadora. Aprendeu-se muito, uma vez mais - a nivel pessoal, profissional e emocional. Aprendeu-se a reconhecer os limites do que pensamos ser e do que somos, de facto. Aprendeu-se que nem sempre se é bom naquilo que julgamos ser. Aprendeu-se que há coisas em que efectivamente nao gostamos de trabalhar.

Com esta etapa termina tambem a minha experiencia internacional. Estou de regresso a casa - e que bem que isso sabe. Depois de quase 2 anos e meio a correr de pais em pais e de continente em continente, vai ser bom voltar as raizes, ás pessoas de sempre, aos habitos de outrora. Vai ser bom voltar a sentir o reconforto do que é conhecido e familiar... as imagens, os sons, as pessoas, os lugares que fizeram todo este tempo trago-os comigo bem vivos. Para mais tarde recordar, claro. Cresci muito como pessoa, por influencia de todos os lugares que visitei e das pessoas que conheci. Creio que talvez tenha sido esse o maior dividendo que levo desta jornada.

A nivel profissional, comeco em breve outro desafio - o de trabalhar em casa. Nunca pensei que fosse passar por esta modalidade, mas confesso-me entusiasmado. Vai-me fazer falta o contacto humano, mas vai-me dar muito gozo poder trabalhar de pantufas! Nao ter que enfrentar o transito todas as manhas! Nao perder tempo em reunioes chatas! Nao aturar o chefe quando este está em dia nao! Vai ser diferente, apenas. E acima de tudo, algo diferente é tudo o que me apetece abracar neste momento. As viagens por esse mundo vao continuar, mais reduzidas, é certo, mas frequentes o suficiente para continuar a alimentar o espirito de globe trotter deste que vos escreve.

Hoje foi o ultimo dia, e como de costume, deixou um amargo de boca, misturado com um alivio temporário. Estou de regresso ao activo daqui a pouco mais de 2 semanas. Pelo meio, a viagem de regresso - longa, calma, sem pressas. Feita a visitar lugares que ainda nao se conhece, por estradas e caminhos que condizirao, eventualmente, a casa. E como numa viagem a musica é ingrediente indispensavel, nao me consigo lembrar de melhor musica para ilustrar este regresso, que esta:

Assim sendo, até breve, num lugar bem perto de si!

Sem comentários: