segunda-feira, maio 11, 2009

Prazer Recente

Sempre fui amante de café. Para mim, beber um café é o perfeito estimulo sensorial – os aromas, as cores, os sabores, o quente da chávena… desde que me conheço por gente adulta que me revejo no hábito de beber o belo do cafezinho, em especial a seguir a um bom almoço. Confesso que nunca fui muito esquisito em relação ao tipo de café – sou daquelas pessoas que bebe qualquer surrapa, desde que tenha ar de café, mas tenho ficado ultimamente mais exigente. Tudo muito por culpa destes senhores:

nesp

Para os mais distraídos que não estão a ver muito bem do que se trata, falo-vos da Nespresso, essa bela marca que está em grande no mercado português como fornecedora de cafés de alta qualidade, num sistema de máquinas especificamente projectadas para as cápsulas mágicas. Aquelas do Clooney, ‘tão a ver? Pois, essa mesmo! Isto já cá anda há alguns anos em Portugal, embora exista há 10 na Suíça, o país de origem, mas o meu primeiro contacto com a marca foi no ano passado, em Paris, quando fui visitar o meu amigo D., e resolvemos ir beber o belo do expresso na Loja dos Champs Elysees. Largamos a módica quantia de 4 euros por café, mas a coisa era realmente muito boa! Fiquei fã desde esse momento… E depois, estando rodeados de um requinte a todos os níveis, é difícil resistir ao charme e glamour que a marca faz transparecer.

Mas apesar de ter ficado fã, pensei – ok, isto é só café, e então? A Delta e a Nicola também são boas e fazem o mesmo efeito. Com o tempo, cheguei à conclusão que sim, as outras marcas de café também são boas, mas não são Nespresso – é um bocado como os leitores de mp3: são todos iguais, mas o IPod é o IPod e o resto é conversa… No mundo dos cafés, a Nespresso é sinónimo de Café e o resto é paisagem… Depois, a forma como a marca se posiciona no mercado – as lojas não são lojas, são boutiques, os empregados não são empregados, são consultores – está muito bem conseguida, porque cativa e atrai qualquer amante do bom gosto!

Mas este meu prazer recente resume-se mesmo só ao café – todos os outros milhentos produtos da marca (açúcares, colheres, chávenas, máquinas XPTO) acho demasiado exagerados e over-priced. Onde é que já se viu um pacote de 2 biscoitos custar 19 euros? Não, a mim não me convencem… fico-me pelo café!

Sem comentários: