domingo, março 18, 2007

Viagem Atribulada

Ja não é novidade nenhuma que as minhas viagens de avião são, digamos, pouco normais. Ja me aconteceu tudo ou quase tudo no passado, de maneira que já me habituei a estas de imprevistos aeronauticos. As ultimas 3 viagens que fiz para os Estados Unidos até nem tinham corrido mal - as malas não se perderam, a viagem foi tranquila e se nao contarmos um ou outro atraso menos, a coisa ate tinha corrido bem.

É claro que a coisa não podia durar muito tempo. Na sexta-feira, quando chego ao aeroporto, como sempre faço, procuro verificar nos paineis qual o estado do meu voo. Cancelado. Boa. Nao tinha sido so o meu, todos os voos da costa Este dos Estados Unidos, de Boston a Filadelfia, tudo cancelado. Mau tempo, diziam uns. Neve e chuva e ventos e mais nao sei o que. Isto vai ser bonito, pensei. La fui para fila de check-in. Chegada a minha vez, uma senhora simpatica desdobrou-se em pesquisas e mais pesquisas de voos alternativos que me colocassem em Lisboa, sem passar pela costa leste. Depois de muito procurar, (e eu ja a ver a minha vida andar para tras), la me arranjou um voo, via Londres, que me colocava em Lisboa ás 6 da tarde de Sabado. O dito voo para Londres saia ás 23h30. Só que ainda eram só 14h30!!! Ou seja, só dali a 9 horas é que eu teria hipotese de iniciar a minha viagem. Com a agravante de ter que ainda ir para lista de espera e de so ter a certeza de embarcar, depois de verificado que efectivamente havia lugares vazios.

Mas a questao que se impõe é: e o que é que se faz durante 9 horas num aeroporto? Enfim, faz-se de tudo um pouco: come-se, dorme-se, lê-se, observa-se as outras pessoas, explora-se o perimetro. Deu tempo para tudo. Até para descobrir que no Aeroporto de Detroit há um hotel fantastico, com zonas de relax e chill out para quem se encontra em situações como a minha. Menos mal...

Ao fim daquelas horas todas, lá entrei. Chegado á porta de embarque, novo anuncio: Atraso de 1 hora no voo por motivos de... já nem sei, nem ouvi bem, so ouvi a parte do atraso. Ainda nao era desta! Toca a exercer mais paciencia, e a esperar!!! La acabei por entrar - nesta altura ja não tinha posição para estar, doia-me tudo, tinha sono, estava a ficar rabugento. Queria dormir. Felizmente colocaram-me em executiva, o que me perimiu descansar de forma um pouco mais confortavel.

Chegado a Londres, mais uma espera de 3 horas. Mais do mesmo. Ja deitava aeroportos pelos olhos, por esta altura. La embarquei, desta vez sem atrasos e la cheguei a Lisboa, á hora prevista, quase 11 horas depois do plano inicial. Dirijo-me para as malas pensando: "Bonito era agora a mala não chegar"... Mas chegou, até foi das primeiras. Mas sendo das primeiras, implicou que tambem eu fosse dos primeiros a passar pela alfandega. Sozinho. Ora, um senhor visivelmente desocupado, resolveu meter-se comigo. De onde vem? De Londres. E antes? Dos EUA. Ah, encoste aí por favor.

Pronto, mais uma coisa para me fazer perder tempo e paciencia. Segue-se uma revista ás malas, em busca de compras de material electronico. Por acaso nao tinha nada. Perguntou-me o que fazia nos states, onde trabalhava, se morava lá, viu-me o passaporte - enfim, tentou testar-me até á ultima para ver se a minha historia batia certo. E batia. La me deixou ir, mostrando-se muito simpatico.

Quando as portas das Chegadas finalmente se abriram, pensei "OK, ja cheguei. Acabou-se a espera!". Mas a espera ainda não tinha propriamente acabado, uma vez que a minha boleia ainda nao tinha chegado. Resultado: mais 20 minutos sentado, a´espera que algo acontecesse. Mas, claro, tudo o daqui para a frente se fez, viu e sentiu, faz com que toda esta espera valha a pena. E muito!

1 comentário:

Nuno Dionisio disse...

Essa tua história da alfândega deixa-me preocupado... Daqui do Oriente é difícil a malta não levar material electrónico/informático (para ti e/ou para os amigos) ;)
E parece que já houve malta oriunda daqui a ser parado na alfândega...

Não ser dos primeiros a passar pela alfândega é uma ideia, mas colocar esse tipo de coisas num saco de roupa suja e mal-cheirosa também é uma ideia que já me deram...

E já agora, isso de te colocarem em executiva num vôo de longo curso é um luxo "daqueles"...

E eu tão longe... a 11.000km de Lisboa...