sábado, novembro 17, 2007

Red Wings on Ice

Aqui ha dias tive mais uma experiencia tipicamente americana. Daquelas que a' partida nao estariam na lista 'Coisas a fazer antes de me ir embora'. Mas como a oportunidade surgiu, o melhor mesmo e' embarcar sem expectativas e esperar para ver no que da'. Ora sucedeu entao que o meu chefe tinha dois bilhetes para um jogo de Hoquey no Gelo, que nao poderia usar, uma vez que a namorada estava doente. "Queres ir?" E eu: "Why not?". De borla, nao se diz que nao, pois nao? Nao! E la fui, com um colega la do trabalho. E' o que da' ter chefes do mais porreiro que ha... ainda para mais os bilhetes eram a meio do campo, quase na primeira fila, com direito a parqueamento mais ou menos vip e a um gorro para fazer claque! Nao se pode pedir mais, pois nao?...

O jogo opunha os Red Wings (equipa de Detroit), contra o Columbus. Para mim e', como devem imaginar, chines. O palco foi a arena Joe Louis Arena, a casa dos Red Wings, um local bem agradavel, bem no centro de Detroit. Mais uma vez (tal como quando fui ao baseball), fiquei com a nocao de que ir a um evento desportivo para os americanos e' mais do que ir ver um jogo - e' um acontecimento, um pretexto para comer e beber, uma ocasiao para estar com os amigos. O que da em muita animacao, tanto dentro como fora do campo.

O jogo em si, foi uma surpresa muito agradavel. Primeiro, porque e' diferente do que se ve na tv - o campo e' relativamente pequeno, mas a movimentacao que por la' vai e' absolutamente alucinante. A cada momento, cada equipa so' tem 6 elementos em jogo, mas as substituicoes permitidas sao ilimitadas... o que faz com que constantemente se assista a um entra e sai de jogadores em campo, como nunca tinha visto. Como nao ha 'foras', o disco esta em constante movimento, e as jogadas podem demorar muitos a fio sem interrupcao - sempre a grande velocidade, com os jogadores a demonstrarem uma mestria no dominio dos patins. La pelo meio, uns encontroes valentes contra as 'paredes' do campo, que nos leva a pensar como e' que aqueles tipos conseguem sair inteiros no fim do jogo... So nao consegui perceber e' se ha alguma estrategia no meio daquilo tudo... a mim pareceu-me ser mais a estrategia de 'Stickada pa' frente' e ja' ta'....

Na altura, nao sabia se estava a assistir a um Campomaiorense-Estrela da Amadora ou se a um Benfica-Sporting, mas o jogo pareceu-me muito bom. Os Wings ganharam 4-1, e mais tarde fiquei a saber que sao uma das melhores equipas da NHL... Outro aspecto curioso e' o silencio que se ouve quando se esta a assistir as jogadas... nao se ouve nada a' excepcao do som dos patins a deslizar no gelo e o barulho dos sticks a baterem no disco... a concentracao do publico no que se esta a passar e' tal que so' se ouve os 'Ahhhh' e 'Ohhh' quando o disco passa ao lado da baliza... Nos intervalos, em contraste, musica, animacao e videowalls com imagens do publico, fazem a festa!

Enfim, foi engracado. Venham mais bilhetes desses!!! Agora os proximos podiam ser para o basket, se nao for pedir muito!

Sem comentários: