domingo, novembro 04, 2007

Rendition

Agora que se aproxima o fim do ano, as estreias cinematograficas aspirantes as nomeacoes oscarianas comecam a estrear em barda, assim umas atras das outras, a' razao de varias por semana (e' dificil ver tudo o que por ai' estreia). E se bem que ha umas propostas muito interssantes, no meio ha por la muito filme que ate' tem potencial, mas que se fica pelo mediano, por falta de mais garra no argumento ou na realizacao.

Exemplo disso e' o filme 'Rendition', que por aqui estreou ha umas semanas. Este drama politico conta a historia de um bem conceituado quimico, egipcio, a viver nos Estados Unidos ha 20 anos, que subitamente se ve 'raptado' pelo FBI, pelo simples facto de ter no seu telemovel chamadas de um terrorista. Depois de sequestrado, e' enviado para um lugar indeterminado para que, sob a influencia de praticas de tortura (que fariam a Inquisicao corar), possa revelar tudo sobre as suas hipoteticas ligacoes terroristas.


Segundo conta o filme, esta pratica, chamada 'Extreme Rendition' foi aprovada pelo Governo americano ha alguns anos, tendo-se tornado mais frequente apos o 11 de Setembro. Qualquer que seja a suspeita, por muito infima que seja, e' o suficiente para que se ponha em marcha o processo de sequestro e tortura, ficando assim esta pratica acima de qualquer intituicao juridica americana.

La pelo meio, vemos a mulher do prisioneiro em busca da verdade e fazendo tudo por tudo para libertar o marido, assim estilo 'Va la liberte-me o homem que eu tenho um filho para criar e outro na barriga!" Em paralelo, vemos o investigador responsavel pelo caso, que questiona se aquele e' o meio acertado para se obter as informacoes que se pretendem. No fim de contas, o homem parece inocente. E digo 'parece' porque este facto nunca e' muito bem explicado... ficamos sem saber se ele e' realmente inocente ou se e' apenas muito forte e, mesmo sob tortura, nao revela nada... O filme ate tem potencial - foca um assunto polemico, em especial nos dias que correm... as interpretacoes ate nem sao nada mas: o elenco e' interessante (Jake Gyllenhaal, Reese Witherspoon, Meryl Streep, Alen Arkin), embora um tanto ou quanto sub-aproveitado. A historia ate esta bem contada... mas o fim, que se esperaria crucial para o fecho da narrativa... e' chocho. Pobrezinho. Pouco ambicioso. Mata o resto do filme... enfim, fiquei desiludido.

Mas pronto, podem ir ver... nao esperem e' que seja um excelente filme. E' bonzinho. Aqui fica o trailer:


Sem comentários: