domingo, abril 13, 2008

Aventuras Gastronómicas

Sempre que falava com alguém acerca da minha viagem ao Japao, o tópico "comida" era incontornável. "Ah e tal, já pensaste no que vais comer por lá? Aquilo sao só coisas esquisitas!" foi frase que ouvi nao sei quantas vezes. Ouvi histórias escabrosas de pessoas que lá tinham ido e passaram fome, pessoas que diziam que para além de sushi o que se pode comer é nada, pessoas que juraram "para nunca mais"! Nao sabia muito bem o que pensar, mas nestas coisas há que manter um espírito positivo. Quanto mais nao seja, deve sempre haver por perto um McDonald's ou pizzaria, para o desenrasca. O resto, logo se ve!

Logo na primeira noite, o jantar foi pizza - bem boa, por sinal. Bom comeco. Logo ao lado, ficava o restaurante "Outback", um dos meus preferidos enquanto estive nos Estados Unidos. Pensei cá para mim que isto da comida ia ser canja. É claro que ir com alguém que conhece bem a zona facilita muito e nesse aspecto o meu colega foi uma ajuda preciosa. Para além disso, quase todos os restaurantes tem uma ementa com figuras, pelo que a escolha é feita nao por ENTENDER o que se vai comer, mas com base no "Eh pá, vou apostar nisto porque PARECE ter bom aspecto!". De modo que nao tive grandes problemas e nao passei fome!

O almoco era tomado na cantina do German Trade Center, onde fica a sede da empresa. Como é um local frequentado por muitos ocientais, a comida é bastante aceitavel. Ajaponesada, é certo, mas comestivel. Uma coisa que ajuda muito é o facto de todos os pratos estarem em exposicao á entrada da cantina, pelo que sempre se podia ver quais as opcoes disponiveis. Assim sendo, nao era preciso saber ler o menu, uma vez que este se tornava real para nós de uma forma visual. Desde esparguete à bolonhesa até carne guisada, passando por uns gordurosos panados de porco, comi lá de tudo. Sempre com arroz, claro. Muito arroz. Daquele peganhento, que se cola todo um ao outro, estilo bola. Versao "argamassa" como lhe costumamos chamar. Mas saboroso.

É claro que vir ao Japao implica sempre experiencias gastronómicas estranhas. A comecar pelo Sushi. Para efeitos de contexto, eu ja tinha experimentado sushi uma vez e só nao o cuspi por delicadeza às pessoas que estavam comigo. Mas toda a gente me dizia que aqui no Japao nao tinha a ver com o sushi da Europa e mai´nao sei o que, pelo que resolvi fazer mais um test drive. Lá fomos a um típico Sushi Bar, daqueles em que nos sentamos ao balcao e os pratinhos vao andando à roda, permitindo que a malta se vá servindo à vontade. Logo assim que entrei, o cheiro a peixe nao cozinhado era mais do que evidente. Tentei nao pensar nisso. Servi-me de chá verde (nao se acompanha com Sake, ao contrario do que se pensa), que aqui acompanha muitas refeicoes, e pus-me a olhar os pratos que passavam, de modo a escolher um que parecesse menos mau, isto enquanto os meus colegas se atracavam ao belo do peixe cru como se nao houvesse amanha.

Depois de uns valentes minutos a olhar para os pratos, lá me decidi a seguir a sugestao de um colega e escolhi um peixe menos forte (segundo eles) - salmao. Ao meter o dito cujo na boca, a reaccao foi um "deja vu" - só nao cuspi aquilo por respeito. Mas desta vez, a coisa foi acompanhada de uma vontade louca de vomitar... depois de algumas lagrimas, la foi para baixo, e escusado sera dizer que as experiencias ficaram mesmo por ali. A noite resumiu-se a 2 pratos de salada de atum e um prato de ovo com arroz - foi o que se conseguiu encontrar que nao contivesse peixe cru. Mas enfim, valeu a experiencia. A nao repetir, porem.

Outra experiencia verdadeiramente japonesa, mas bastante mais positiva, foi a ida a um restaurante de Yakatori. O conceito é semelhante ao das tapas espanholas ou dos petiscos portugueses. Basicamente, trata-se de umas mini-espetadas, umas mais tradicionais contendo frango, carne, vegetais ou cogumelos, outras mais audazes contendo pele de frango, rim, figado ou outras cenas que nao se sabe muito bem de onde vieram. Pedem-se umas quantas, faz-se "uma vaquinha" bem à portuguesa e o resultado final é muito aceitavel.

2 notas interssantes acerca dos restaurantes nipónicos - a primeira é que todos distribuem umas toalhitas húmidas para limpar as maos antes de comecar a comer. Pelo visto, por lá, o conceito de ir lavar as maos à casa de banho antes de comer é coisa que dá muito trabalho. Uma toalhita é bem mais prática e eficaz - assim pensam. O outro aspecto é o facto de alguns restaurantes nao terem talheres - só pauzinhos. O resultado é uma refeicao a durar 3 vezes mais do que seria normal (porque se tem que andar à cata da comida) e uma dor inexplicavel nas maos no dia seguinte.

A terminar, e já que se fala de comida, quem pensava que McDonald's se escrevia da mesma maneira em todo o mundo, desengane-se:

 

Um McD diferente

Sem comentários: