segunda-feira, abril 14, 2008

Tokyo num dia...

Depois de uma semana de trabalho muito estranha, complicada e cheia de discussioes existenciais acerca de coisas que nao levaram a lado nenhum, eis que chegou finalmente o fim de semana. 2 dias inteirinhos para pensar em nada mais do que espairecer, relaxar e procurar sitios agradeveis para tomar o proximo Cappuccino (ou Caffe Latte, como eles preferem chamar). É claro que o destino que se impunha era Tokyo, a capital da nacao. Morada de milhoes de pessoas (a sua área metropolitana é uma das maiores do mundo, com cerca de 30 milhoes de habitantes), Tokyo é uma cidade muito interessante a todos os níveis. Mas eu sou suspeito porque gosto muito de cidades grandes.

Aqui ficam alguns dos highlights do passeio, para que possam julgar por voces mesmos.

 

Nakamura

O inicio da Primavera é uma época única no Japao. É precisamente nesta altura que, durante umas breves 2 ou 3 semanas, se pode apreciar o "Cherry Blossom", que é como quem diz, apreciar o belo espectaculo proporciondao pelas cerejeiras em flor. Estao por todo o lado, colorindo de um rosa palido as margens dos rios, ladeando avenidas ou simplesmente decorando um pequeno jardim.

Nos escolhemos a zona de Nakamura, onde as Cerejeiras marcam presenca numa zona muito tipica, com lojas, restaurantes e cafés, junto a um pequeno canal, que se estende por Kilometros. O espectaculo é muito belo e a sua beleza reside apenas na sua simplicidade. Ora vejam:

 

Cherry Blossom

 

Rappongi

Zona mais cosmopolita e movimentada, por aqui se espalham grandes arranha ceus, embaixadas, empresas de renome mundial. Lojas, muitas lojas. Pessoas, muitas pessoas. É o simbolo de Tokyo enquanto cidade do mundo, moderna, viva, pulsante.

Depois de uma paragem quase obrigatoria no Hard Rock Cafe para um belo almoco, eis que o passeio nos leva à Torre de Tokyo, uma estrutura metálica semelhante a uma Torre Eiffel mais pequena. Do alto, a vista prometia ser grandiosa, em especial porque o dia se apresentava incomummente claro, mas a fila era proibitiva. Resolvemos passar ao lado, caso contrario passariamos la o restante do dia.

 

Torre Eiffel colorida...

Paragem estrategica no Starbuck’s mais proximo para retemperar forcas e eis que é tempo de embarcar na linha Yamamote, que nos levaria até junto do mar, permitindo observar a majestosa Sky Line de Tokyo.

 

 Cidade...

Odaiba

Praia. Roda Gigante. Estatua da Liberdade. Centros comerciais. Tudo isto e muito mais é o que se pode encontrar nesta zona á beira mar, uma pequena ilha plantada bem á frente da cidade. Por aqui ficamos até anoitece, até porque queriamos apreciar o desenhar da cidade no horizonte ao cair da noite. E nao fomos decepcionados. A sky line estende-se por quilometros e quilometros de arranha-ceus, tradicionais ou mais modernos e audazes.

A vista da roda gigante (incluida no Guiness por ser a mais alta do mundo, com cerca de 150 metros de altura) é tambem bastante convidativa, embora curta (cerca de 15 minutos).

 

Tokyo by night

Shibuya

É a “Times Square” lá do sítio. Local perfeito para se terminar um dia especialmente longo. É um local que estimula os sentidos de uma forma muito violenta e constante. Poderosos video walls projectam todo o tipo de informacoes, acompanhados de sons tambem eles muito estimulantes. As pessoas que por ali andavam eram aos milhares, literalmente. Mais uma vez em grande ordem, no meio do caos aparente.

A paginas tantas, demos connosco no meio de um cruzamento de 3 avenidas, onde pudemos apreciar o que é aquelas massas de gente a atravessar uma estrada. É algo que nao consigo descrever, só mesmo vendo. Por muitas palavras que pudesse usar, nao iria conseguir transmitir o que se sente perante tal espectaculo. Aqui deixo uma imagem, que para mim define de uma maneira unica, o que é este país:

 

Massas de Gente...

Sem comentários: