quinta-feira, dezembro 11, 2008

Habitos a que nao nos habituamos

O homem é uma criatura de habitos - nao ha como negar-lo. Desde o momento em que nos conhecemos como gente até ao momento em que perdemos a lucidez, a nossa vida é controlada por habitos, que nos dominam o dia a dia e que de uma forma estranha, nos impelem a seguir em frente. O que é certo é que, enquanto muitos desses habitos sao normais, saudaveis e acima de tudo, aceitaveis a quem  nos rodeia, ha todo um conjunto de rotinas ou maneirismos, se preferirem, que irritam e perturbam solenemente quem connosco partilha o nosso dia. E se bem que no seio familiar esses maus habitos tendem a ser ignorados ou tolerados, a coisa piora substancialmente quando falamos do ambiente no qual passamos grande parte da nossa vida adulta - o trabalho.

Antes de mais, é importante salientar que ninguem é perfeito - TODOS nos temos um lado negro que nao desejamos ver exposto. Mas se é certo que a maioria de nos está consciente disso, há por aí muito boa gente que nao tem consciencia de que os habitos que demonstram ter nao sao assim tao inocentes - e o mais grave é que nao tem nocao nenhuma que estao a incomodar o proximo.

Vejamos alguns exemplos. Escarafunchar o nariz, á procura de... voces sabem. Comer com as maos. Fazer barulho ao sorver bebidas. Falar alto ao telefone. Falar sozinho ou para o computador, á espera de uma resposta que nao vem. Falar por cima das outras pessoas. Quem de vos nao teve ja um ou varios colegas com estes habitos lindos? Eu nao digo que tirar um macaquito ou outro do nariz nao seja prazeroso uma vez por outra, mas daí a faze-lo à frente de outros como se fosse a coisa mais natural do mundo, vai uma grande diferenca... E o que dizer desse mundo vasto que é o odor corporal - mais comummente designado "pivete"? Aqui incluem-se habitos lindos como cheirar mal dos sovacos (logo às 8 da manha), mau halito (ou, como diria uma amiga minha dos States, "halitosis from the ass"), cheirar a chulé (sim, é possivel perceber que alguem tem um problema nesta area, mesmo estando calcado - que o diga a minha amiga S., que coitada tinha dias de sair verde do trabalho) ou simplesmente cheirar a... "lelo" (fruto de uma lareira que constantemente fuma mal) a nafetalina ou a gorduranga.

bad_habits_logo

Tudo isto a proposito de um artigo que li aqui ha tempos sobre este tema, que veio a ser provado absolutamente real nesta minha curta passagem pelos States, em que conheci dois cromos, com alguns dos piores habitos que ja vi. Um deles passou o tempo da formacao a explorar as cavidades nasais à procura de tesouros escondidos. Nao de uma forma superficial ou disfarcada, mas de uma forma obvia e descarada - os tesouros estavam la bem escondidos, havia que escavar bem fundo! À hora de almoco, esta mesma criatura resolvia aquecer umas mistelas estranhas, que impestavam a sala durante o resto do dia, obrigando-me a fazer intervalos nao programados, só para vir respirar um pouco de ar fresco. Depois havia o outro cromo, o engraxador por natureza, que tinha a mania de falar por cima das outras pessoas, mesmo que nao percebesse um boi do que se estava a discutir. Isto ja para nao falar na mania que tinha de falar sozinho com o computador, numa estrategia estranha que, pensaria ele, iria levar outros a perguntar "Precisas de ajuda?". Nao ha pachorra...

Enfim, este é daqueles temas que, por mais que se escreva ou fale sobre ele, nunca se esgota. E o que me dizem voces? Quais os habitos que vos deixam realmente a espumar e a desejar espetar duas galhetas no vizinho do lado? Vá, toca a partilhar experiencias - sem nomes, claro!

Sem comentários: