quinta-feira, março 08, 2007

O Valor do Conhecimento

Estou de volta, recuperado. Nao e' uma febrezita que me derrota... mas la que custou, custou. Bem, do mal o menos - sempre deu para passar uns dias em casa a fazer... nenhum! E e' tao bom fazer passar o tempo sem fazer nada... Mas nao e' isso que me traz aqui hoje. Enquanto estive de molho, naturalmente, vi bastante televisao. E no meio de tanta TV pude apreciar a estreia de mais um belo programa, mais precisamente, cum concurso. 'Are you smarter than a 5th grader? e' o titulo e traduzido da' qualquer coisa como 'E' voce mais esperto que um aluno do 5 ano'?

A mecanica do concurso e' estupidamente simples. Um concorrente e' colocado perante uma serie de perguntas sobre materias que se aprendem na escola entre o primeiro e o quinto ano de escolaridade. Historia, Matematica, Gramatica, Estudos Sociais, Ingles sao alguns dos temas. Juntamente com o concorrente, esta' um grupo de alunos que vai respondendo tambem as questoes que sao colocadas, podendo servir de ajuda ao concorrente, caso este nao saiba ou nao esteja seguro da resposta. Parece simples, nao parece? Pois. E se eu vos disser que o premio para quem responda acertadamente as 10 pergntas e' de... 1 milhao de dolares? Isso mesmo. 1 Milhao. Se calhar ja nao e' tao simples, pensam voces.

A verdade e' que, por muito que ja tenhamos esquecido do que aprendemos na primaria, ha sempre coisas que ficam. Nao se esquece, por exemplo, o nome dos rios de Portugal, a tabuada, o nome do primeiro rei de Portugal... ou esquece? Adiante. Quando postos a' prova em questoes basicas - estilo: 'Quanto e' 5 vezes 2?' , os concorrentes patinam a' grande, fazendo figuras tristes. Demaisado tristes. E nao se pense que sao pessoas sem escolaridade que por la passam. Nao, estamos a falar de licenciados, professores, universitarios, malta que queimou as pestanas durante anos, mas que nao sabe por exemplo quem foi o primeiro presidente americano a ser exonerado. Os miudos, claro, tem as respostas sempre certas - pode ser truque da producao, ou podem os miudos mesmo saber as respostas. O resultado final proporciona momentos hilariantes, como nao poderia deixar de ser, quando estamos a ver outros a fazerem figuras ridiculas. Ora vejam aqui um exemplo:





A questao aqui e' simples - sera' tambem este o espelho da sociedade americana? Uma sociedade que sempre se mostrou fechada ao exterior, superior as restantes, pouco sabedora de realidades estranhas, e que estara' agora a revelar-se tambem ela pouco culta no que diz respeito ao que de mais basico que se pode aprender? E' bastante provavel. Mas sera este um problema exclusivo dos americanos? Nao me parece. Infelizmente, penso que sera algo mais ou menos generalizado. Sempre gostava de ver os tugas neste concurso... havia de ser giro!
Programas como este fazem-nos pensar no valor que de facto tem o que aprendemos. Mais do que isso. Faz-nos pensar no conhecimento que consideramos de mais valor e que de uma forma ou de outra resolvemos guardar nos nossos arquivos. De que vale saber a tabela periodica quando nao se sabe qual a ave que poe os maiores ovos do mundo? Ou de que proveito e' ser-se conhecedor dos codigos legais quando nao se consegue soletrar a palavra 'oftalmologista'? Sera' mais precioso saber projectar uma ponte do que saber quantos cantos tem os Lusiadas? E' discutivel. Eu diria que nao. Para mim, o verdadeiro conhecimento nao esta nas grandes erudicoes. Esta nas coisas menores, simples, elementares, aquelas de que ninguem fala, ou que ninguem considera importantes.
Parecendo que nao, sao essas que nos podem fazer ganhar um milhao de dolares.

2 comentários:

Anónimo disse...

Será que há alguém inteligente naquelas terras para além de ti amiguinho???????

Anónimo disse...

sociedade amaricana que sempre se mostrou indiossincrática??? vamos estudar hein???? lógico que como em qualquer lugar tem muita gente imbecil a ponto de votar em Hussein Obama...