terça-feira, abril 24, 2007

Recordacoes de uma Geracao

(mais um post grande, para variar... mas este e' especialmente grande, por isso, take your time, sit down and enjoy...)

Os posts desta semana, por razoes mais ou menos obvias, sao dedicadas a recordacoes do passado. Mais propriamente, as recordacoes de crianca. As minhas! Todos nos sabemos que as recordacoes que conseguimos guardar de quando eramos criancas sao relativamente poucas, embora seja essa a altura em que estamos mais receptivos e alertas a todos os estimos que nos rodeiam. Mas ha sempre algo que fica e que nao sabemos explicar muito bem porque. Fica la guardado no subconsciente, numa gaveta escura, que de vez em quando e' aberta, voluntaria ou involtuntariamente, e que nos faz pensar do bom que foi ser crianca.

Uma das coisas que nos ficam guardadas de forma permanente sao os sons e as imagens que nos rodeiam. E enquanto criancas absorvemos tudo - as conversas, os barulhos, os diferentes sons que nos rodeiam. Se a isto juntarmos a influencia magica da televisao, acabamos por crescer e preservar nas nossas mentes sons e imagens que marcaram o crescimento de uma geracao, na qual eu (e muitos de voces) me incluo. Posto isto, achei que seria interessante aqui relembrar alguns desses sons e dessas imagens que ao longo de muitos anos. Nao que tenham sido estas as mais importantes. Sao apenas... recordacoes.

Comecemos com esta:




Meu Deus, como eu gostava (e ainda gosto) dos Marretas. Lembro de passar os sabados a' noite a ver esta mistura de bonecos de peluche animados, cujos gestos eram controlados por uns arames colocados estrategicamente nos bracos e pernas (e muito mal disfarcados, por sinal). Agora percebo como toda a nossa sociedade la estava retratada - havia um sapo enamorado (ou preso!) a uma porca (simbolizando as menos previsiveis aliancas), os dois velhos ranzinzas que passavam todo o tempo a dizer mal de tudo, uma criatura completamente louca chamada Animal, um cao artista, um urso com problemas exitenciais, uma coisa com um nariz grande, chamada Gonzo, que vivia com a mania da perseguicao... estava la tudo. Lembro-me de nao perceber tudo o que se passava, nem todos os pormenores do humor incisivo e mordaz (so muito mais tarde o entendi na sua inteireza), mas achava piada a todo aquele universo que, durante meia hora, me enchia de gargalhadas. Pena que as novas geracoes nao saibam sequer quem sao os marretas.

E esta?





Nao percebia nada do que se passava nesta serie (A Balada de Hill Street), nem o que retratava... mas esta musica tinha qualquer coisa que me deixava preso ao ecra. So depois de ver o generico era tempo de ir para a cama... Outros exemplos de series com musicas que ficaram sao estas:











Intemporais! Incontornavel e' tambem falar dos desenhos animados que marcaram a minha geracao. Podia falar da Heidi, do Bell e Sebastiao, do Calimero, dos Estrunfes, de tantos outros. Nao o vou fazer. Prefiro destacar uma serie que para alem de entreter, ensinava realmente coisas que valia a pena aprender - ora vejam la se se isto vos diz alguma coisa:





Bem bonito, sim senhor. So mais um, para terminar - nao sei ate que ponto se lembram disto, mas este produto a mim diz-me muito. Nao que o tenha usado, claro, mas tinha um avo que insistia em por esta cena todas as manhas. O resultado devo dizer-vos era do mais eficaz que existia - durante anos, nao conheci o meu avo com um unico cabelo branco (embora achasse estranho tal facto). Mas o pivete que isto largava era do pior que possam imaginar. E ainda por cima, era daqueles cheiros que se agarrava a tudo e mais alguma coisa - aos sofas, aos estofos do carro, as roupas, tudo. Nao sei bem porque, ele acabou por parar de usar isto, mas o cheio, esse, vou recorda-lo para sempre. Ora vejam la esta perola da publicidade dos anos 80:



E pronto, espero que tenham gostado. Mais recordacoes se seguirao.

Ja agora, e voces? Que outros sons/imagens vos marcaram enquanto criancas? Partilhem. Fico a' espera.

Sem comentários: