terça-feira, abril 17, 2007

Toronto - Influencia Tuga

Toronto, para alem de ser tudo o que ja' referi no post anterior, e' tambem uma cidade com uma forte influencia Tuga, tal e' o tamanho da comunidade de Portugueses que por la vive. Tal como muita cidade norte-americana, tambem por aqui os 'bairros tipicos' sao bastante populares - que mais nao sao do que certas zonas da cidade com uma forte influencia italiana (Little Italy), Grega (Greektown), Mexicana (Mexican Town) ou Portuguesa. A nossa zona em Toronto foi simpaticamente batizada de 'Portugal Village', com direito a placas na rua que nao deixam espaco para duvida:

Por aqui abundam os estabelecimentos com cartazes informando 'Falamos Portugues'. Olhando com um pouco mais de atencao, descobrimos ementas em portugues (onde nao faltava o bacalhau, claro), letreiros em portugues, anuncios ao cafe Delta, supermercados onde se ouve mais falar portugues do que ingles. Alguns exemplos:


Por falar em supermercados, nao resistirmos a entrar num deles e ver ate que ponto os produtos nacionais moravam por aqui. E nao que moram mesmo? Agua do Luso, Cafe Delta e claro, o belo do Bacalhau, fazem-nos acreditar que afinal nao estamos assim tao longe de casa. Ate a empregada da caixa era portuguesa. Algo nao invulgar, ao que parece.

Almocamos, claro esta, num restaurante portugues - o Leao D'Ouro - onde marchou um belo 'Bacalhau a' Gomes Sa', um pouco americanizado e' certo, mas com todo o sabor portugues. Para a sobremesa, fomos em busca do icone mais portugues de todos. E eis que o encontramos, numa pastelaria com ar bastante nacional... ora aqui esta' ele:

Ninguem me convence de que nao ha nada mais portugues do que o Pastel de Nata. Compramos logo meia duzia (mesmo a' tuga), que nos fizeram as delicias nos dias seguintes.

Tambem na TV a influencia portuguesa se faz notar. Creio que no domingo de manha, estavamos a prepararmo-nos para sair para o pequeno almoco, eis que o meu zapping da' de caras com um programa falado em portugues. Ao que me pareceu, e' especialmente dedicado a' comunidade portuguesa da regiao, salientando os momentos altos da semana, relatando o que mais de importante se passou. Ideia interessante, pensei. Mas depressa mudei de opiniao. Porque? Porque todo o programa nao podia ser mais bimbo! Os convidados sao bimbos a falar, a vestir (mas quem e' que se veste assim, o' meu Deus!), as entrevistas, os penteados... tudo do mais bimbo possivel. Agora percebo o porque da imagem camponia e provinciana que os portugueses tem junto dos canadianos - pudera, com aberracoes destas na TV, nao admira. Ainda bem que isto passa ao domingo de manha, altura de baixas audencias. Muito baixas, esperemos... Se acham que estou a exagerar, espreitem isto, uma amostra do programa de que vos falo - Gente da Nossa. Reparem bem na letra e em toda a dinamica bimba (e pimba!) que premeiam estes 5 minutos:




Gostaram? Lindo, nao e'?
E pronto, assim termino o relato destas mini-ferias canadianas. Vou tentar colocar mais fotos on-line, para que tambem voces possam viajar um pouco. Proxima aventura - Chicago, The Windy City... Mas isso sera' la' mais para o mes que vem.

Sem comentários: