sexta-feira, abril 20, 2007

Reign Over Me

Imagem que, num piscar de olhos, perdem tudo o que vos e' mais querido. Nao falo de coisas materiais, falo de pessoas. Companheiro/a, filhos, pais... Tudo. Assim. De repente. O que fariam? Como reagiriam? O que fariam, quando a menor coisa, um gesto, uma imagem, um cheiro, vos trouxesse a' memoria tudo aquilo que perderam? Como lidariam com as recordacoes - as muitas recordacoes que ao longo da vida vamos acumulando?

Nao e' facil responder a estas questoes. A maioria de nos nao e' sequer capaz de se imaginar em tal situacao. Pois bem, este e' o ponto de partida basico para o novo filme de Mike Binder (nascido aqui em Detroit), 'Reign Over Me'.


'Reign over me' (cujo nome vem do belissimo tema dos The Who, 'Reign O'er me', que serve de banda sonora ao filme) conta a historia de dois amigos, Charlie Fineman (Adam Sandler) e Alan Johnson (Don Cheadle), que se reencontram por acaso numa rua de Manhattan, anos depois de perder o contacto que mantinham enquanto jovens. 5 anos apos perder a sua familia no 11 de Setembro, Charile, outrora um dentista de sucesso, retirou-se da sua vida por completo, barrando todo e qualquer contacto ou vestigio que lhe traga a' memoria a sua vida anterior, surpreendendo Alan pelas mudancas radicais que a sua vida tomou. Ao mesmo tempo, Alan, que deveria estar a aproveitar a sua vida, casamento e paternidade, sente-se sufocado pelas suas responsabilidades e por uma relacao que pouca margem lhe da para manter o seu proprio espaco. Este reecontro casual faz reatar uma amizade antiga, neste momento critico das suas vidas, e serve de pedra de toque para um filme muito comovente e ao mesmo tempo com umas pinceladas de humor muito bem incorporadas.

Os criticos tem martelado um pouco este filme, afirmando que e' mais um sobre o 11 de Setembro. Eu discordo. Sim, e' um filme que tem o 11 de Setembro a marcar a vida de uma das personagens. So what? O 11/9 marcou definitiamente a maneira como vemos o mundo e como vivemos nele. Mudou-nos enquanto espectadores. Marcou-nos enquanto pessoas. E nao estavamos la'. Nao conheciamos ninguem que la estivesse. Nao perdemos la' ninguem. Mas houve quem perdesse. E este filme e', acima de tudo, um filme sobre perda... e amizade. Perda porque lida com os sentimentos, emocoes e comportamentos de quem perde tudo... Amizade porque nos mostra como dois mundos tao distintos se podem completar de uma forma tao complexa.

Sobre as interpretacoes, Adam Sandler esta finalmente num papel que mostra todo o seu potencial como actor e o distancia dos papeis mais ou menos patetas com que nos tem brindado. Don Cheadle esta muito bem, como sempre, afirmando-se cada vez mais como um actor polivalente e consistente. Nota positiva tambem para Liv Tyler, que tambem deixou os papeis de 'menina-namorada-de-um-tipo-heroi/mafioso' e aqui aparece como psicologa, muito soft e profissional; para Donald Sutherland, que aparecendo apenas 10 minutos, enche o ecra de talento de uma forma grandiosa; e para a actriz que faz de recepcionista do consultorio (cujo nome nao sei), protagonista das cenas mais hilariantes do filme. A realizacao e' muito simples, mostrando-nos a cidade de uma forma curiosa e algo diferente.
Para vos abrir o apetite, aqui fica o trailer:





Em suma, vao ver (creio que estreia em Portugal em Agosto). Vale bem a pena. Acima de tudo, porque 'Reign over me' tem o bom senso de dizer que ha situacoes na vida em que nao vai ficar 'tudo bem'. Apenas reconhece que, no fim de contas, ainda ha esperanca. E de esperanca, todos nos precisamos!

Sem comentários: