quinta-feira, abril 12, 2007

Tax Season

No proximo dia 15 termina por estas bandas o prazo para entrega da declaracao de rendimentos as financas ca' do sitio - IRS (Internal Revenue Service). Todos os cidadaos americanos, bem como os trabalhadores nao americanos (chamados aliens) devem reportar as autoridades os montantes auferidos no ano anterior. As penalizacoes por nao efectuar a declaracao sao pesadas, sendo que no caso dos 'aliens' (como eu) a multa e' simples - nao declarou, fica proibido de entrar no pais novamente. A coisa aqui pia fino! Nao e' facil fugir as financas... eles veem atras (literalmente) de quem o tenta fazer.

Assim sendo, e como eu tenciono voltar a estas bandas, la tive que tambem que 'do the taxes' como aqui se diz. Mas como este vosso amigo so percebe dos impostos tugas, nao me restou outra alternativa senao recorrer a um especialista fiscal recomendado por um amigo de um amigo de um amigo de um colega.

La fui. Marquei uma 'consulta fiscal' e no dia combinado la estava com todos os meus documentos - que se resumiam a 1 passaporte, 1 cartao de seguranca social (base de todo o sistema) e a declaracao de rendimentos emitida pela empresa. Isto vai ser simples, pensei. O pior e' que o fiscalista nunca tinha feito nenhuma declaracao de um alien portugues, pelo que andou a' pesca de legislacao aplicavel. A coisa ainda demorou um pouco. Resultado - nao existe. Ha uma serie de normas que regulam situacoes especificas, mas para o geral nao ha nada. Bonito. Depois de muito procurar, la encontrou um artigo que talvez se aplique - tudo depende da interpretacao que o IRS lhe der. Esperemos que seja a mesma que ele lhe deu, pois isso significaria que ia receber tudo o que me retiveram (porque trabalhei menos de 180 dias). A ver vamos.

So' sei e' que em menos de uma hora, o tipo cobrou-me 85 dolares (cerca de 64 euros). Mai'nada! Tenho que mudar de profissao. Ainda por cima, por ser um alien, nao posso enviar a declaracao em formato electronico. Basicos! Tive que usar a bela da carta registada, e confiar no US Postal Service para fazer chegar a declaracao ao seu destino. Por ser alien tambem nao me vao emitir o reembolso numa semana, como acontece com os cidadaos americanos (que bom seria que isto fosse assim em Portugal) - tenho que esperar pelo menos 1 mes, sem fazer o minimo de ideia de quanto vou receber. Bem, desde que nao pague ja nao e' mau, digo eu.

Bom, Bom seria poder fazer isto:

Vale a pena pelo menos tentar!

Sem comentários: