sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Ele e' com cada um que ate' doi!!!

Contexto: eu sou um amante da natureza. Gosto de apreciar as maravilhas da natureza, um belo por do sol, um bonito arco-iris, a neve a cair, essas coisas bonitas. Tambem gosto de uma boa trovoada, uma noite de lua cheia e de toda a parafernalia de reccoes quimicas e biologicas que controlam o corpo humano, na sua essencia mais basica. Gosto de isso tudo, sem restricoes.

Mas, no meio de todas estas coisas naturais, ha um fenomeno fisico que me irrita solenemente, nao so pelo incomodo que causa, mas tambem pelas figuras tristes em que incorro sempre que ele acontece - o fenomeno do choque electrico. Nao me refiro aquele choque electrico estilo eletrocucao, em que malta fica a estrebuchar violentamente que nem uns malucos, mas sim ao choque electrico comum, entre os humanos e os mais insuspeitos objectos. Sabem certamente do que estou a falar. Ja aconteceu a toda a gente levar um choque na porta do carro. Dependendo da intesidade, pode ate ser visivel a descarga e audivel o seu som. E o mais tramado no meio disto tudo e' que o tipo nos apanha no nosso mais desprotegido. Treck! E la ficamos nos, a abanar a mao, para cima e para baixo, para fazer passar a dor.

Ora desde que cheguei aqui aos States, o meu nivel de choques electricos diarios aumentou de forma preocupante. Comecou por ser no carro, sempre que saia do mesmo. Treck! Mais um. Achei normal, apesar de pensar que era estranho estar sempre a levar esticoes. Depois comecou a acontecer dentro de casa. Ao acender as luzes. Ao fechar portas. Ao por a maquina a lavar. Ao tocar no microondas. Nas torneiras. No frigorifico. No comando da televisao. Sim, isso mesmo, ate o estupido do comando uma vez me deu choque. Treck! Em qualquer coisa que eu mexesse, la vinha o belo do choque. As tantas dava comigo a fazer figuras estranhas, estilo abrir portas com um pano na mao, a tocar rapidamente nos objectos ou a tocar neles com outras partes do corpo (nomeadamente com os bracos), como forma de tentar apalpar o terreno, a ver se a coisa estava propicia a choques ou nao. Comecei tambem a achar estranho o facto de que cada vez que eu me sentava no sofa e depois tocava em algo metalico, Treck!, la estava ele, mais uma vez!

Farto de tanto choque, resolvi pesquisar a causa de tal fenomeno. Ja que sofro, gosto de saber o porque. Nao foi preciso procurar muito. Encontrei varios artigos na net, entre os quais este, muito util e em bom portugues. Os senhores sao claros: ambientes muito secos, interior de edificios com ar condicionado, aquecimento central, friccao em materiais sinteticos ou la, sao factores que aumentam as possibilidades de o nosso corpo acumular energia. Energia essa que e' acumulada, ate que o corpo entra em contacto com um objecto metalico, e a descarrega. Ora, vendo bem TODOS estes factores estao presentes no meu quotidiano. O tempo aqui e' muito seco, ha aquecimento central em tudo quanto e' sitio, o sofa e' coberto por um tecido sintetico, a alcatifa deve ter uma percentagem de la, ou seja esta tudo contra mim!!!!

Mas pronto. Ao menos estou esclarecido. Continuo a apanhar esticoes, mas agora de uma forma instruida. Menos mal. E voces agora tambem ja sabem: nao e' a porta do carro que vos da choque, sao voces que descarregam sobre o carro (coitado, nao tem culpa nenhuma!) toda a vossa carga electrica. Para terminar, destaco uma parte do artigo que mencionei acima, que achei particularmente interessante:

Os efeitos da electricidade estática podem passar despercebidos para muitas pessoas, mas para os indivíduos hipersensíveis podem tornar-se uma fonte de stress.

Eu devo ser destes sensiveis. Um stressado. Estilo flor de estufa. Enfim, fazer o que? O melhor e' passar a usar um destes ao pescoco:

"Perigo! Este rapaz da choque!"

Sem comentários: