domingo, fevereiro 11, 2007

Escandalos a' Inglesa

Notes on a Scandal (penso que em portugues se ira' chamar 'Diario de um Escandalo'), e' a mais recente proposta do cinema ingles, actualmente nas salas de cinema americanas. Filmado em 2006 por Richard Eyre, conta-nos a historia de Barbara, uma professora solteirona nos seus 60 e picos anos, cuja solidao profunda a obriga a partilhar os seus pensamentos azedos sobre o mundo em pequenos diarios que actualiza religiosamente. Ja no seu ultimo ano antes da reforma, Barbara conhece Sheba, uma professora de arte acabada de regressar ao ensino, depois de 10 anos de exclusiva dedicacao a' familia.

A amizade que se vai desenvolvendo entre estas duas personagens centrais da narrativa, e' seriamente abalada no dia em que Barbara surpreende Sheba numa situacao pouco propria com um jovem adolescente, seu aluno. Dominada por um forte sentimento de culpa, Sheba acaba por confessar a' amiga todos os pormenores e as razoes que levaram a tal relacionamento improprio. E e' nesse preciso momento que as fraquezas de uma mulher se tornam no poder de outra. E aqui comeca entao o jogo da chantagem, da posse dominadora, da exigencia desmedida, cujo desenlace surpreende, mas que, no fundo, nao poderia deixar de ser inevitavel.

Ao contrario do que se podia pensar, a historia da professora e do aluno acaba por nao ser a pedra de toque do filme - e ainda bem, digo eu. O filme e' essencialmente sobre as relacoes humanas, de amizade, amor e poder, e sobre como estas relacoes podem destruir ou dominar as nossas existencias quando usadas da pior maneira. Excelentes interpretacoes de Judi Dench e Cate Blanchet (estao fabulosas e muito bem nomeadas para os oscares), bons momentos de drama e intensidade e um argumento de grande qualidade, sao razoes mais que suficientes para espreitar este filme. Se isso nao chegar, a banda sonora e' do melhor.

Sem comentários: