sábado, setembro 06, 2008

"Arbeit Macht Frei"

Marco de 1933. Abre em Dachau, uma pequena cidade nos arredores de Munique, aquele que seria o primeiro campo de concentracao do regime Nazi. Com este evento, estava posto em marcha um sistema que, durante os 12 anos que se seguiram, se iria espalhar a muitas outras partes da Europa. Um sistema usado pelos Nazis para suportar o deu idealismo, baseado em métodos tiranicos, através do qual os membros da SS torturaram milhoes de pessoas inocentes.

Entrada

Dachau tornou-se como que o campo "modelo" que serviu de inspiracao aos outros campos. Era tambem aqui que estava instalado o centro de treino e instrucao da SS, onde os jovens recrutas eram convertidos na mais negra doutrina de tortura, humilhacao e morte de prisioneiros, que marcou a história do século XX.

 

Visitar o Campo de Concentracao em Dachau é, acima de tudo, uma licao de história. Daquelas que dificilmente se esquece, pelas imagens que ficam, pelos relatos que se leem  ou simplesmente pelos sons que nao se ouvem, mas que se imaginam, ao percorrer as muitas áreas que hoje estao abertas ao publico, integradas num Memorial desde 1965. É dificil descrever o que se sente ao visitar um sitio como este. Ja se viram muitos filmes e documentarios sobre esta temática, mas poder percorrer todos estes lugares, dá às ideias preconcebidas e ao conhecimento que ja temos, toda uma outra dimensao. Uma dimensao mais humana, mais real, que ajuda a visualizar em concreto o que significa ter passado por um campo de concentracao, algo que filmes ou documentários dificilmente conseguem...

Separados da liberdade por um fragil arame...

Sem querer fazer uma descricao exaustiva de tudo o que la se pode ver e sentir, aqui ficam alguns destaques que a mim me marcaram mais.

 

"Arbeit Macht Frei" - "O Trabalho Liberta-vos".  Era com esta inscricao, desenhada no portao principal, que os prisioneiros eram recebidos em Dachau... naquilo que julgavam ser um campo de trabalhos forcados.

DSC07126

Bunker (prisao) - centro do terror praticado no campo. Continha centenas de celas de punicao e isolamento, onde se praticaram incontáveis sessoes de chicoteamento, e execucoes sumárias.

DSC07130 

Área de "Chamada" - aqui eram reunidos todos os prisioneiros do campo, de manha e à noite, fossem quais fossem as condicoes climatéricas. O objectivo era fazer a "chamada", por forma a verificar a presenca de todos os prisioneiros. Caso algum deles faltasse, a tortura podia arrastar-se por horas a fio.

Camaratas - havia ao todo 34, hoje apenas restam duas, incluidas na exposicao. Desenhadas para albergarem 200 prisioneiros, ja perto do final da guerra, cada uma delas estava catastroficamente sobrelotada com cerca de 2000 prisioneiros. Por muito que tente, nao consigo imginar como cabiam ali 2000 pessoas...

3 destas barracas eram reservadas para as horrificas experiencias médicas, que o regime nazi realizava nos prisioneiros, em especial a partir de 1942.

DSC07176

Crematório - construido em 1940, devido ao aumento constante do numero de mortos, primeiro como forma de se desfazerem dos corpos. Depressa o uso que se deu a estas instalacoes foi mudando, tornando-se o centro de morte em massa, preconizado pelos "duches" de gas.

Crematório

 

E, em jeito de sumário, aqui fica uma frase que resume bem o que se sente depois de se visitar Dachau, e que se pode ver à saída da exposicao..

DSC07165

Mais imagens - aqui.

Para mais informacao sobre o campo, visitem o site oficial.

Sem comentários: