quinta-feira, setembro 04, 2008

Munique, Alemanha

Ora vamos lá entao falar das férias. Já cá faltava, mais um relato interminável de lugares e imagens, como forma de imortalizar momentos e recordacoes. Faz parte aqui do estaminé, fazer o que? O destino escolhido este ano foi o sul da Alemanha. "Ah e tal, mas tu nao estás a viver na Alemanha?", perguntam voces. Pois, é verdade! "Mas isso entao é como viver em Portugal e ir passar férias ao Algarve!!!" E depois? É mau, querem ver?!!! Adiante.

A primeira paragem foi em Munique - a capital da Baviera. Tal como é conhecida aqui na Alemanha, é a cidade que fica mesmo á beirinha dos Alpes. Fiquei com uma impressao muito positiva acerca desta cidade - é elegante, combina elementos de uma metropole moderna e sofisticada, ao mesmo tempo que mantem o ar acolhedor de uma simples aldeia, simbolizado na perfeicao pelos muitos beer garden que se podem ver um pouco por toda a parte.

 

Marienplatz

 

A zona central é dominada pela Altstadt, ou se preferirem, a Cidade Velha. No centro, está a pitoresca Marienplatz, pejada de turistas, que se aglomeram a cada hora, para ver funcionar o Glokenspiel, um animado relógio com figuras de época pendurado no Neues Rathaus, que é como quem diz Camara Municipal, ca por estas bandas.

 

Rathaus

 

Ali bem pertinho esta o Viktualienmarkt, um mercado bem à alema, com tudo muito arrumadinho, como se o tivesse sido feito por uma decoradora profissional, ordenando os pepinos e as berigelas por tamanho, cor e qualidade. So de olhar, dá gosto!

 

Virtualienmarkt

 

Interessante também é a Neuhauser Straße, a rua da baixa, bem ao estilo da Rua Augusta, mas sem a calcada portuguesa. Lojas, muitas, de tudo e mais alguma coisa. Pessoas, muitas, aos magotes, a aproveitar os restos dos ultimos saldos. Curioso como há coisas que nao mudam, onde quer que nos encontremos. La bem no fim da rua, encontramos a Karlstor, uma especie de entrada teatral para toda aquela área. Confesso que fiquei á espera de ver aparecer um cavaleiro ao estilo dos Cavaleiros da Tavola Redonda... mas nao, nada.

 

Karlstor

 

Ali pelo meio fica tambem a Frauenkirche, ou seja, a Igreja das Senhoras. Imponente, domina esta zona, seja qual for o sitio de onde a vejamos. Prespegado numa das fachadas, encontra-se um curioso relogio solar, que nao cheguei a perceber como funcionava... mas confesso que tambem nao investi muito tempo nisso. Preferi antes explorar o interior de um dos muitos bares e restaurantes que por ali moram...

 

Frauenkirche

 

Outro ponto alto da cidade é o Englischer Garten, o Jardim do Ingles. Imenso demais (se nao estou em erro é um dos maiores parques publicos da Europa), encontra-se la de tudo um pouco (estilo feira da ladra, mas em versao ambiental). Tipos a fazer surf nas correntes fortes do rio Eisbach, malta a fazer pic-nics, a beber uma cervejinha e a comer pretzels no Beer Garden junto à Chinese Tower, a andar de bicicleta ou simplesmente a apanhar banhos de sol (quando ele resolvia aparecer).

 

Englischer Garten

 

Dali, resolvi ir procurar o Schloss Nympherburg, uma antiga morada dos monarcas da Baviera. O guia dizia que a estacao mais proxima era a X, mas esqueceu-se de dizer que depois da estacao havia um monte incontavel de metros que era preciso palminhar. Muitos metros... demasiados... eu bem que devia ter desconfiado que um palacio nao podia ficar ja ali ao virar da esquina, no meio da cidade. Fica isso sim, num buraco escondido la mesmo no fim do mundo. Mas vale a pena a visita. Os jardim sao bonitos e tem uns bancos à maneira para descansar á vontade depois do esforco feito.

 

Schloss Nympherburg

 

Muitos outros pontos de interesse, fazem de Munique uma cidade bastante atractiva - o Residenz, o Königsplatz, o Nationaltheater ou a Ludwigstraße merecem tambem que passemos por lá, para os apreciar e sentir. Para terminar, como já vai sendo costume, aqui ficam mais umas fotos da jornada, desta vez alojadas num sitio novo. Apesar de estarmos em Julho, o tempo esteve uma treta durante toda a viagem, pelo que as fotos nao ficaram por aí alem...

Mas a viagem nao ficou por aqui... os Alpes foram o destino seguinte...

Sem comentários: