sábado, setembro 06, 2008

Salzburg e Innsbruck - a Áustria ali tao perto...

Uma das vantagem de se passar uns dias a viajar no sul da Alemanha, em especial na zona dos Alpes, é que num curto espaco de tempo, temos ao nosso alcance as belas cidades austriacas, em especial Salzburgo e Innsbruck. Da última vez ue tinha estado na Austria tinha-me ficado apenas por Vienna, pelo que, desta vez, decidi por-me a caminho e visitar estas duas magnificas cidades.

Comecemos entao por Salzburgo - a cidade de Mozart. É uma cidade muito acolhedora e simpática, sendo que o centro - a Altstadt - fica encaixado entre o rio Salzach e a Fortaleza Hohensalzburg, que domina uma das colinas envolventes.

Fortaleza Hohensalzburg

Passear nas ruas antigas da cidade é como voltar ao século XVIII. Nao é preciso muita imaginacao para nos colocarmos naquele mesmos lugares, mas há 200 anos, entre principes e princesas, entre edificios da Idade Média ou do Periodo Barroco. Lugares como a Getreidegasse - uma via pedonal considerada a principal rua comercial da cidade - o Palácio de Mirabell - com os seus imensos jardins e estatuas - ou a soberba vista do cimo do Mönchsberg, sao razoes suficientes para fazerem de Salzburgo um lugar a visitar. A melhor maneira de o fazer é a pé, uma vez que todos os lugares mais interessantes se situam relativamente perto uns dos outros (o que pode ser enganador, porque eu fartei-me andar, de tanta voltinha que por ali dei!!!).

GetreidegasseVista sobre a Catedral

 Palacio Mirabell

Ah, e sendo o lugar de nascimento de Mozart, o que por aqui nao faltam sao lugares alusivos á vida do musico. A casa onde nasceu, a academia que frequentou, a residencia onde morou, o jardim onde passeava, a gaiola do piriquito, etc. Usa-se e abusa-se do nome e da imagem do senhor, levando-se a coisa ao extremo, havendo uma casa de chocolates que SÓ vende bombons com a caracoila do homem la escarrapachada. 

DSC06603

O outro estandarte da cidade, para alem de Mozart, é o facto de aqui ter sido filmado o famoso "Musica no Coracao". Podem-se percorrer os lugares que a familia "Von Trapp" habitavam, bem como optar por diversas visitas guiadas para ver o sitio onde a moca cantou a famosa musica "the hills are alive, with the sounds of music...". Interessante, mas nao é bem o meu género.

 

Innsbruck - a capital do Tirol - foi visitada debaixo de uma potente carga de agua, já perto do final do dia. Daquelas que nos fazem pensar se devemos ou nao sair de dentro do carro. Depois de grande ponderacao, la nos fizemos à chuva, que felizmente acabou por parar. E valeu bem a pena. Aqui a visita foi mais curta, cingindo-se à zona pedonal do centro da cidade, tambem ele com bastantes motivos de interesse. Aqui ficam algumas imagens.

DSC07064

DSC07071

DSC07085

O resto das memórias fotográficas, podem ve-las aqui.

Sem comentários: