sexta-feira, setembro 05, 2008

Os Alpes, a Heidi, as Vaquinhas e muito, muito Verde...

Visitar os Alpes é como regressar á infancia, ás tardes passadas em frente ao televisor, a ver a Heidi e mais o seu amigo de cujo nome nao me lembro, a passear por enormes pastos verdes, com muitas casinhas pequeninas de madeira e muitas, muitas vacas! Para onde quer que se olhe, o que se ve sao montanhas imponentes, com os cumes salpicados de neve, lagos esverdeados onde apetece mergulhar, casas tipicas em madeira que convidam a entrar e, sobretudo, muito verde. De todas as tonalidades, combinadas numa aguarela perfeita.

Comecou-se a exploracao desta tao bela área por uma visita ao Palacio Neuschwanstein, que, segundo dizem, serviu de inspiracao a Walt Disney para criar o palacio da Bela Adormecida. Se é verdade, nao sei, mas as semelhancas estao la todas, é certo! E é uma bela obra, idealizada por um rei alemao, semi louco, que gastou toda a fortuna dos cofres publicos para financiar tamanha construcao. Conta a historia que morreu em circunstancias misteriosas, tendo vivido apenas uns meses no seu belo palacio, que permace inacabado até ao dia de hoje.

Neuschwanstein

Outro lugar pitoresco é a cidade de Garmisch-Partenkirshen, um lugar onde o tempo corre devagar, sem atropelos. Encaixada num amplo vale, ladeado por montanhas majestosas, é um lugar  com uma atmosfera agradavel e simpatica, onde as tradicoes locais sao mantidas intactas. Repleta de turistas "green", so se ve malta a fazer desporto, andar de bicicleta ou a passear sossegadamente, apreciando o sol fraco de verao. Recomendo vivamente, em especial se o que procuram sao "sopas e descanso".

Garmisch

Dali até ao lago Eibsee é um pulo. Devo dizer-vos que este deve ter sido um dos pontos altos de toda a viagem. Considerado um dos mais bonitos lagos existentes nos Alpes, fica bem no sopé da montanha mais alta da Alemanha, o Zugspite. A calma que ali reina é aboslutamente envolvente. E estar ali, á beira daquelas águas limpidas, calmas e revigorantes, a observar a paisagem que á nossa frente se estendia, num fim de tarde ensolarado, era tudo o que se podia desejar. Ora vejam:

Perfeito

Eisbee

Perfeito. Ficava ali indefinidamente, se pudesse... mas nao, era preciso continuar a jornada, que no dia seguinte nos levou ao cimo do tal Zugspite, a 2962 metros de altitude. Ora, quando se fala de altitude, fala-se sempre de frio e de tempo instável. Desta vez, apesar de a neve ainda marcar presenca, o frio até era suportavel. Agora as mudancas bruscas de tempo é que resolveram pregar uma partida. Apenas uns minutos depois de ter chegado la bem ao cimo, aquilo que se podia ver era mais ou menos isto:

Nuvens, só nuvens

Ou seja, nao se via puto. So branco. Nuvens, nevoeiro, nublina, o que lhe queiram chamar. O meu guia diz que a vista é lindissima e mais nao sei o que... nao vi nada. Só sei que paguei um horror de dinheiro e só vi branco all around. Mas pronto, valeu o esforco. A viagem de regresso foi feita num telesférico panoramico, que compensou a falta de cor do topo. Vistas como estas valeram bem a pena:

Eisbee visto do alto 

Outro ponto alto ali bem perto de Garmisch-Partenkirshen, foi a caminhada de cerca de 1,5 km, conhecida como Partnach Gorge, um desfiladeiro fantastico, considerado Monumento Natural, que encanta com os seus rapidos barulhentos, paredes rochosas de mais de 50 metros de altura e cascatas vistosas. A caminhada foi efectuada debaixo de uma chuva miudinha, o que deu um ar muito mais aventureiro á coisa...

Gorge 

Mas, melhor mesmo do que descrever tudo isto, é poder ver com os vossos proprios olhos. Tirem as vossas conclusoes, Aqui.

A viagem segue dentro de momentos...

Sem comentários: