sábado, janeiro 13, 2007

2007 Auto Show

Isto de pertencer a' Industria Automovel, mais cedo ou mais tarde, tinha que ter os seus beneficios. Nao, nao me deram nenhum carro (nem de miniatura). Tambem nao me concederam nenhum desconto chorudo no Audi mais recente... Tao pouco me foi estendida a possibilidade sequer de conduzir um topo de gama qualquer. Nada disso. Foi-me concedida sim a hipotese de visitar em dia especial para a industria automovel, o 2007 North America International Auto Show, aqui mesmo em Downtown Detroit.

E o que e' isso, perguntam voces? Nada mais, nada menos do que um dos maiores e mais importantes saloes automoveis da America do Norte (nao comparavel, porem, ao de Frankfurt, que e' substancialmente maior do que este). Basicamente, e' O evento automovel do ano, onde tudo o que e' marca de automovel aparece com os novos lancamentos, os prototipos mais impensaveis e os 'concept cars' mais estranhos, mas que acabam por funcionar como pequenas previsoes de como sera' o automovel das proximas geracoes. Tudo isto, acompanhado por miudas giras, que apenas sao pagas para 'decorar' os carros, para "motivar" a venda (como se para vender um Ferrari ou coisa parecida fosse preciso la' meter uma senhora loura platinada, com uma saia estilo cinto e uma racha ate ao pescoco). Os primeiros dias sao dedicados a' imprensa, depois veem os dias para a industria automovel e so' depois os dias para o publico em geral (a partir deste sabado).

Anyway... estava la tudo (ou melhor quase tudo... dos pequenitos estilo Renault, Seat ou Citroen, nem sombra!) - desde a Audi a' Mercedes, da Toyota a' Ford, da Chrysler a' Chevy, da Ferrari a' Porche, da Rolls a' Mazerati. Isto para nao falar em marcas absolutamente estranhas, das quais nunca tinha ouvido falar. E o mais estimulante de tudo isto e' que em muitos dos carros a malta podia entrar e sentar o traseiro, sentindo-se um verdadeiro milionario a passear nas ruas de Monte Carlo. Tudo sem sair do mesmo sitio. Muito positivo!

Por la andavam tambem os carros cujas capotas fazemos aqui nos Estados Unidos - com alguma pena, nenhuma das capotas estava levantada, pelo que nao foi possivel avaliar a qualidade do produto... talvez seja melhor assim! Aqui ficam eles:

Ford Mustang:


Chrysler Sebring



Pontiac G6


Uma nota final para um denominador comum a toda a exposicao... Brilho, muito brilho. Quase eram precisos oculos escuros para passear no meio daquilo tudo. Os carros, polidos ate mais nao, estao sob uma iluminacao cuidadosamente estudada para realcar o design do carro. Isto, a juntar a umas senhoras munidas de Ajax e muitos panos, que limpavam as nossas dedadas de 5 em 5 minutos, contribuiam para que o brilho fosse mais que muito.


Vejam mais algumas
fotos e julguem por voces mesmos! Ah, e se vierem para estes lados, estas 'bombas' estao em exposicao ate' 21 deste mes.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu sou daquelas que quer um carro para andar e não para exibir por isso teria alguma dificuldade em ir a esses shows de carros... tenho a impressão de que as grandes marcas continuam a não apostar em tecnologias amigas do ambiente... o que demonstra o interesse real em defender o ambiente do planeta. Hoje estou um pouco cínica...