segunda-feira, janeiro 08, 2007

At the Movies

Ha ja algum tempo que nao falo de cinema por aqui. Aproveitando a onda de bons filmes que tenho visto nos ultimos tempos, aqui ficam algumas ideias.

A Rainha (The Queen) - conta-nos a vivencia da familia real inglesa, na semana que se seguiu a' morte da princesa Diana, em Agosto de 1997. E' um olhar sobre como esta fragil familia reagiu aos acontecimentos, e sobre como os jogos de bastidores tem um papel fundamental nas decisoes politicas modernas. A batalha entre o dever publico perante a Nacao e a necessidade de manter a privacidade de um momento dificil. O filme vale essencialmente pelo argumento e pela interpretacao de Helen Mirror, que esta magnifica no papel de Elisabeth II, prometendo uma nomeacao ao Oscar. A realizacao e' de Stephen Frears, simples e muito discreta.




Happy Feet - O Moulin Rouge dos pinguins, como alguem lhe chamou. Boa disposicao, animacao realista, banda sonora do melhor, coreografias arrojadas, dialogos muito bem conseguidos e mensagem ecologica muito positiva. Uma combinacao que faz este um dos melhores filmes de animacao do ano. A historia e' muito simples - um pinguim imperador que nasce sem capacidade de cantar, mas que e' um as no sapateado. Considerado um 'outsider' pelos seus semelhantes, acaba por se juntar a uma outra tribo de pinguins mais 'groovy', lancando-se numa odisseia por forma a ter de volta o peixe que os 'aliens' lhes roubaram.


O Diabo veste Prada (The devil wears Prada) - Andrea e' uma jovem que consegue um emprego de sonho pelo qual "um milhao de jovens dariam a vida": ser a assistente de Miranda Priestly, a famosa editora de moda da revista "Runaway". Mas depressa Andrea percebe que nem tudo sao rosas. A implacavel directora faz dela gato-sapato, assistente para todo o serviço, desde encomendar o pequeno-almoço a tratar da roupa suja e passear o cão. Divertido, uma historia bem contada e Meryl Streep em grande, a juntar mais uma excelente interpretacao a' sua belissima carreira. Merecia mais uma nomeacao para o Oscar, mas e' pena que a academia nao goste de comedias.


Os Bastidores da Radio (A Prairie Home Companion) - ultimo filme de Robert Altman, conta a historia do programa de radio mais famoso dos EUA. Embora seja uma comedia, o filme aborda o tema da morte de uma forma muito seria, muito ao jeito de Altman. O elenco e' de luxo (Meryl Streep, Woody Harrelson, Kevin Kline e John C. Reiley, entre outros), as interpretacoes sao boas, o argumento e' inteligente e a realizacao, de mestre.



Babel - do mesmo realizador que nos trouxe o brilhante e perturbador '21 Gramas', chega este filme, curiosamente muito proximo do mesmo modelo: 4 historias separadas, embora ligadas entre si, contadas de forma paralela, com timmings baralhados. Tudo comeca com um disparo de uma arma, em Marrocos, tendo este simples gesto desencadeado uma serie de eventos que se espalham por 3 continentes e outros tantos ideomas. Confesso que este e' o meu tipo de filme, por isso posso ser suspeito. Gostei muito. Embora ache que o filme peca por ser uma torre de desgracas, empilhadas umas em cima das outras, chegando a ser um pouco angustiante em alguns momentos. Ha cenas que nao trazem nada de relevante a' historia, as ligacoes entre as varias historias sao as vezes fracas, mas esta mantem-se boa ate ao final. As interpretacoes sao muito boas (destaco Brad Pitt e Adriana Barraza, a ama). Em minha opiniao sera um filme com muitas nomeacoes aos Oscares, mas nao sei se vingara.

Se forem ver algum destes, depois digam-me de vossa justica.

1 comentário:

Nuno Dionisio disse...

O Diabo Veste Prada vi-o na viagem de avião de Hong Kong para Paris em Outubro (ainda nem tinha estreado em Portugal) e acho que vale basicamente pela fantástica interpretação da Meryl Streep, pois a história do filme é o clássico da Gata Borralheira que afinal é uma Cinderela.

O Babel também vi, e aqui está a minha opinião.

Happy Feet vai ser o próximo ;)