segunda-feira, janeiro 22, 2007

Em Busca da Felicidade

Ser feliz! Nao ha ninguem que nao o queira. E nao ha ninguem que nao o persiga. Uns com mais esforco do que outros, todos tentam atingir o supremo estado de Felicidade. Eu pessoalmente nao acredito que se possa ser inteiramente feliz! Pode-se ter momentos de muita felicidade, aqueles momentos Kodak que para sempre ficam marcados na nossa memoria, mas SER feliz sempre... nao e' possivel. Por isso fazemos o que podemos, e tentamos a todo o custo multiplicar esses instantes preciosos, para que os dias maus nao nos toldem a vista e nos dominem por completo.

E' precisamente este o tema do filme 'The Pursuit of happyness". Com Will Smith no principal papel e realizado pelo italiano Gabriele Muccino, o filme é baseado na história verídica de Chris Gardner, um talentoso e inteligente vendedor, que passa os dias a tentar vender medidores de densidade ossea, que ninguem quer comprar. Lutando arduamente para que a sua vida nao se desmorone, Gardner ve-se de repente sozinho, despejado do seu apartamento, sem sitio para onde ir. Quando Gardner 'aterra' num estagio numa prestigiada empresa de corretores bolsistas, ele e o seu filho tem que superar duras provas, incluindo viver em abrigos, sempre em busca de uma vida melhor para ambos.

Will Smith esta no melhor papel da sua carreira, embora num registo em que nao o estamos habituados a ver - o dramatico. O filme como um todo resulta muito bem, tendo algumas cenas particularmente fortes (a puxar para o dramatico), como a cena da casa de banho ou a cena final em que Gardner recebe a oferta de emprego. A banda sonora e' razoavel, e la' pelo meio ate' podemos encontrar uma belissima versao do 'Bridge Over Troubled Water'. Uma curiosidade - Jaden Smith, filho de Will, estreia-se no cinema também no papel de seu filho.

Vao ver! Nao e' que a vida de Gardner seja mais importante ou interessante do que tantas outras que por ai' existem (talvez mais merecedoras de serem contadas), mas a principal ideia e' de que todos podemos ter momentos de felicidade - basta que para isso nos empenhemos o suficiente.

1 comentário:

Nuno Dionisio disse...

Na verdade, vi o trailer deste filme e achei-o banal... talvez me engane, mas a história do negro que é lutador, que não desiste e que, neste caso, tem um filho... é demasiado Hollywoodesca e a piscar os 2 olhos aos óscares para o meu gosto.
Talvez seja um filme para ver depois em DVD.