domingo, janeiro 21, 2007

Friozinho

Tem estado fresco por aqui. Fresco assim na ordem dos negativos. Muitos Negativos. O termometro marca agora -10. E' fresco, nao e'? Pois, eu tinha avisado. Mas, afinal de contas, estamos no Inverno e isto fica no estado do Michigan, que nao sendo dos mais frios, e' bastante atingido por estas baixas temperaturas. Portanto, nao ha que estranhar. Temos de tudo: neve, vento gelido, chuva... e gelo, muito gelo!

E' verdade. No fim de semana passado, esta zona, bem como muitas outras nos EUA foi atingida por uma 'Ice Storm'. Ora, eu ja' tinha ouvido falar de muita coisa, no que diz respeito ao tempo - furacoes, nevoes, aguaceiros... mas de uma 'ice storm', nunca tinha ouvido falar, perdoem-me a ignorancia. Por isso, quando anunciaram o evento, fiquei curioso. E apreensivo tambem, uma vez que os avisos de estradas perigosas e acidentes multiplicaram-se grandemente. E o que e' afinal uma ice storm? Basicamente traduz-se numa chuvada que cai quando as temperaturas estao perto do ponto de congelacao, fazendo com que a agua se transforme em gelo, no exacto momento que toca qualquer superficie, criando uma camada de gelo, que vai aumentando com o aumento da precipitacao.

Os efeitos de uma brincadeira destas sao devastadores. O gelo, como sabemos, e' coisa para pesar um bocado, pelo que vem tudo abaixo quando este se acumula - arvores, telhados, cabos de electricidade. As colheitas vao para o galheiro, as estradas parecem manteiga, os passeios idem, os carros ficam com uma camada de gelo suficiente para servir 30 caipirinhas. Mas, a contrabalancar estes efeitos nefastos, a natureza serve-nos um espectaculo de beleza arrepiante. As arvores cobertas de gelo, parecem atenticos ornamentos de cristal quando o sol as decide visitar e o branco da neve fica de tal modo intenso, que quase nos encadeia.

Hoje decidi ir para a rua e captar algumas dessas imagens. Nem de perto consegui retratar a beleza que me rodeia, mas pelo menos podem ficar com uma ideia do que vos quero transmitir.



Esta ultima imagem foi tirada do mesmo sitio de outra que vos mostrei num post anterior - o lago gelou com as baixas temperaturas. Mas nao foi so o lago que gelou... vejam so como ficou a grelha da frente do meu carro, num desses dias gelados:

Se olharem com atencao, verao que ate' estalactites se formaram. Lindo! O bonito foi para raspar esta coisa do carro... As 8 da manha de uma segunda feira, com temperaturas perto dos 0. Brrr!!!

Sem comentários: