sábado, fevereiro 24, 2007

And the Oscar goes to...

Pessoalmente, acho que todo o bom trabalho ou desempenho deve ser reconhecido. Qualquer que seja a forma que esse reconhecimento possa assumir, e' sempre bonito que outros reconhecam que nos esfalfamos a trabalhar. Um reconhecimento publico, um premio monetario, ou apenas um premio sob a forma de estatueta. Nao interessa. O que interessa e' que alguem tome a iniciativa de o demonstrar.

E' por isso que eu gosto dos Oscares. Ok, sao uma coisa americanada, capitalista, um show-off de passadeiras vermelhas, chamem-lhe o que quiserem. Eu gosto, sem qualquer preconceito. Ate acho que devia haver mais 'oscares' noutras categorias, nao so do espetaculo, mas tambem da vida quotidiana. Por isso, no fim-de-semana mais Holliwoodesco do ano, em que sao atribuidas as cobicadas estatuetas douradas, resolvi armar-me em esperto, como se soubesse muito de cinema, e mandar os meus palpites. Que valem o que valem. Cada um tem os seus e faz com eles o que quiser. Os meus, resolvi partilhar.

Em primeiro lugar, ha que dizer que nao vi todos os filmes nomeados. Ate gostava, mas sao mais que muitos. Vi apenas alguns. Para os mais curiosos, aqui fica a lista completa. Por isso, as minhas previsoes sao baseadas nao so nas minhas opinioes pessoais, mas levam em conta as expectativas que os criticos por aqui criam a' volta dos potenciais vencedores. Vejamos entao as principais categorias:

  • Melhor Filme - Babel;
  • Melhor Realizador - Martin Scorcese; Finalmente la vao dar o Oscar ao homem... talvez o mereca, nao por este filme em especial, mas pelo conjunto da sua obra; Eu daria-o outra vez a Eastwood.
  • Melhor Actor - Forest Whitaker; tem feito muito furor por aqui o filme 'The last king of Scotland'. Ja vi alguns excertos e parece-me poderoso.
  • Melhor Actriz - Helen Mirren; Brilhante interpretacao. Se bem que era giro ver Meryl Streep subir ao palco mais uma vez...
  • Melhor Actor Secundario - Eddie Murphy; Oportunidade unica para um actor como este ganhar um Oscar. Se nao for desta, ja nao o sera tao cedo, a julgar pelos filmes que tem feito ultimamente. Penso que Djimon Hounson esta muito melhor em 'Blood Diamond', mas...
  • Melhor Actriz Secundaria - Adriana Barraza/Cate Blanchet; Gostei muito das duas, mas parece-me que a senhora mexicana merecia mais. Contudo, devido a uma altissima publicidade, o premio talvez va parar aos maos da menina bonita do momento - Jennifer Hudson.
  • Melhor Argumento Original - The Queen
  • Melhor Argumento Adaptado - The Departed
  • Melhor Documentario - An inconvenient Truth
  • Melhor Montagem - United 93
Penso que nao devera haver nenhum filme que domine a noite. Nem mesmo Babel, que se apresenta como um dos mais fortes. Mas quanto a mim, perdeu o factor 'supresa/inovacao' que outros filmes tiveram no passado - se bem que tem coisas muito boas. 'Dreamgirls' devera' ser um dos derrotados da noite, pelo menos nas principais categorias, se bem que devera levar o premio de melhor musica original.

E pronto. Amanha confirmamos se eu percebo alguma coisa disto. Ah, e pela primeira vez em muitos anos nao vou ter que me deitar de madrugada para ver atribuir a ultima estatueta.

1 comentário:

Anónimo disse...

Xi...longe...