domingo, julho 15, 2007

Evening

O anoitecer sempre foi a minha parte preferida do dia. Ha qualquer coisa no final de tarde que me fascina, sem perceber muito bem porque. Talvez porque esta altura do dia marca o fim de um dia mundano de stress, trabalho, pressao, transito e confusao e o inicio de algumas poucas horas do dia que sao so' nossas, para estarmos com os nossos, para desfrutarmos de algum descanso, ou simplesmente, para nao fazermos rigorosamente nada. Talvez porque e' nesta altura do dia que o ceu assume as cores mais belas e nos prezenteia com uma paleta de tons inigualaveis, capazes de nos hipnotizar e de nos levar para lugares distantes. Ou talvez porque o entardecer significa a passagem para a calma e o sossego que a noite nos proporciona...

A proposito disto, vi este fim de semana o filme Evening. Liderado por Claire Danes a' frente de um elenco feminino poderosissimo - Vanessa Redgrave, Toni Collette, Natasha Richardson, Eileen Atkins, Meryl Streep e Glenn Close - o filme conta a historia de Ann Lord, uma idosa senhora, que as portas da morte, revela as suas 2 filhas o seu mais secreto segredo: o amor que outrora sentiu por Harris, um amor nunca assumido, e que nunca mais foi igualado por nenhum outro. Entre momentos de lucidez e alucinacoes, somos transportados pelas memorias de Ann ate' ao fim de semana em que tudo aconteceu, 50 anos antes. O filme e' assim contado atraves de duas linhas narrativas, uma no presente, outra no passado.


Apesar de ter um grande elenco e de ter uma belissima historia, Evening fica um pouco aquem do que poderia ser. Ha personagens pouco exploradas e ha momentos um tanto ou quanto dispensaveis no desenrolar da historia (como a sequencia de Ann a perseguir uma borboleta imaginaria). Mas a historia composta por M. Cunningham (argumentista de 'As Horas') e' uma historia que prende e que nos envolve nos mais profundos sentimentos, levando-nos a pensar naquilo que poderia ter acontecido caso tivessemos tomado uma ou outra decisao de forma diferente. Ou, se preferirem, e' um filme sobre amores perdidos, que nos poe a reflectir como ha pessoas que nos marcam de uma forma indelevel, que ficam connosco para sempre mesmo que o seu caminho apenas se cruze com o nosso por alguns momentos.

As intepretacoes sao muito boas, no feminino e no masculino - destaque para Hugh Dancy (Buddy), que me surpreendeu pela positiva. A nivel tecnico, a realizacao e' segura, sem impressionar. A cinematografia e' do melhor, mostrando-nos planos belissimos, brincando com as cores de uma forma muito agradavel. Em suma, e' um filme claramente voltado para o publico feminino, a puxar as emocoes, mas que ninguem perde nada em ver (embora esteja a ser arrasado pela critica aqui nos EUA). Aqui fica o trailer.


We are all mysterious creatures, aren't we? And in the end... so many things turn out to be of no importance...

Sem comentários: