sexta-feira, julho 27, 2007

Musicas - III

Ja' ha' algum tempo que aqui nao falo de musica. Prometi ha alguns meses atras fazer desta rubrica algo regular aqui no blog, mas a coisa nao tem corrido como previsto... ha sempre outra coisa sobre que falar e isto la' vai ficando para depois. Hoje resolvi repesca-la, aproveitando para destacar um album que me acompanhou durante muitos veroes.

Recuemos entao no tempo... ate ao ano de 1989, onde se deu inicio aquilo que se tornaria um habito na minha vida e que se iria prolongar durante 14 anos - o de passar ferias no Algarve, sempre em Vilamoura, sempre em Setembro, sempre em familia. Avos, mae, irma, primos e tios. Todos juntos num T1 com vista para a piscina, la nos acomodavamos como podiamos - uns a dormir pelo chao, outros no sofa, tudo servia desde que servisse o objectivo de estarmos juntos. Foram veroes muito divertidos, muito bem passados, em que muitas experiencias foram partilhadas.

Uma parte muito caracteristica destas aventuras rumo ao sul eram as viagens, em especial nos primeiros anos, em que os mais novos nao tinham carta e muito menos carro. Relembremos que ha 14 anos nao era comum ter-se ar condicionado nos carros... a A2 ainda nao estava completa, pelo que a estrada nacional era a melhor opcao... os carros tambem nao eram potentes o suficiente, pelo que fazer a viagem Setubal-Vilamoura demorava longas horas. Agora a isto tudo juntem um avo que insistia que abrir as janelas do carro gastava mais gasolina e temos as condicoes reunidas para passar a viagem inteira... a destilar. Com a agravante de que viajamos quase sempre a seguir ao almoco, altura de maior calor... Como unico escape possivel para sobreviver as viagens mais ou menos tenebrosas, eu e o meu primo (companheiro de longa data nestas travessias) usavamos o belo do walkman, que sempre nos levava para outras paragens atraves da musica. E um dos albuns que ouviamos insistentemente, meus amigos, era este:


Xutos e Pontapes - 88. Um dos melhores da carreira dos Xutos, em minha opiniao. Creio que nunca mais voltaram a reunir um leque de cancoes tao simples e ao mesmo tempo tao potentes e intemporais. Lembro que compramos a cassete num qualquer cafe a' beira de estrada, onde era tipico haver um escaparate com cassetes a 400 paus, algumas de gosto duvidoso... A cassete la tinha que ser partilhada pelos dois, pelo que deve ter tocado ai' umas 1000 vezes em cada walkman... nao sei o que e' feito dela... as tantas, desintegrou-se de tanto uso. Enfim, e' neste album que estao cancoes como A' Minha Maneira, Para ti Maria, Enquanto a Noite Cai ou Minha Casinha, que ainda hoje sao estandartes na carreira dos Xutos. De tanto as ouvirmos, ja conheciamos as letras de tras para a frente. Sabiamos cada acorde, cada ritmo, cada inflexao da voz. Lembram-se disto?:




Intemporal. Na minha memoria, estas musicas estarao para sempre associadas aqueles veroes, aquelas viagens, aquele tempo em que nao tinhamos nada que nos preocupasse, em que o mais importante era, simplesmente, aproveitar a vida, acompanhados por uma boa banda sonora.

Sem comentários: