domingo, julho 29, 2007

Os Simpsons no grande ecra

Fui ontem ver o filme mais aguardado dos ultimos meses (pelo menos para mim...) - The Simpsons Movie. Para quem e' fa dos Simpsons como eu, nao pode esperar deste filme algo de novo ou genialmente inovador. Nada disso. Os Simpsons estao no ar ha 18 anos (sendo a mais longa serie em exibicao neste momento em prime time aqui nos Estados Unidos), e durante todo esse tempo ja' nos deram tudo o que poderiam dar - ja fizeram de tudo, ja foram simplesmente geniais, ja nos supreenderam com quase tudo. Assim, uma versao longa metragem da familia mais amarela de Springfield, nao poderia ser outra coisa senao mais do mesmo. Sendo que o mesmo e' muito, muito bom.
O filme tem algumas (pequenas) diferencas em relacao a' serie televisiva, nomeadamente nos planos e na cinematografia. Tirando isso esta la' tudo - o ritmo alucinante a que os acontecimentos se desenrolam, as satiras a' politica desinteressada, a' incompetencia e a estupidez americana, ao consumismo desenfreado e a' hipocrisia religiosa, tudo combinado em dezenas de gags muito inspirados e divertidissimos. A historia volta a estar centrada nas consequencias impensadas de mais uma accao do azelha do Homer, que cego pelo seu amor aos donuts, gera uma catastrofe ecologica que ameaca retirar Springfield do mapa.

Podem dizer que o filme nao e' mais do que um episodio XL. Sim, e depois, que mal e' que isso tem? Alias, essa e' logo a primeira frase chave do filme, quando Homer diz: "Porque pagar por uma coisa que se pode ver em casa de borla?". E no meio deste episodio XL, ha momentos dignos de detaque - a comecar pela versao Rock dos Green Day do tema dos Simpsons, a cena do Bart a andar de skate (nu) e a cena intima entre Homer e Marge e mais uma bonecada estilo Disney. Ah, e se forem ver o filme, deixem-se ficar ate ao fim - mesmo ate ao fim. O generico final esta tambem cheio de pequenos gags.

A proposito do filme, uma grande campanha de Marketing invadiu o mercado americano. Nada de novidade - canecas, bones, T-shirts, burgers - tudo serve para ajudar a vender o filme. O curioso nesta accao de marketing foi o facto de algumas das lojas da cadeia '7 Eleven' se terem transformado em autenticos 'Quick-e-Mart' (so falta mesmo o Apu a atender o pessoal). Esta-me ca a parecer que tenho que ir la fazer uma visita...

A terminar, como sempre, aqui ficam umas imagens para agucar a curiosidade:


Sem comentários: