sexta-feira, setembro 14, 2007

Las Vegas, Nevada

A primeira paragem destas ferias foi em Las Vegas, no estado do Nevada. E' a maior cidade deste estado, situado no parte este dos Estados Unidos, e fica... no deserto (literalmente!), mais propriamente no Mojave Desert, que se estende por milhas, ate' a' California. E' a cidade que mais cresceu nos EUA durante o seculo XX e uma das que apresenta os maiores ritmos de crescimento anuais em toda a America do Norte.

Popularizada recentemente gracas a algumas series que tem esta cidade como palco (nomeadamente 'CSI' e 'Las Vegas'), esta e' uma cidade que vale muito a pena visitar. Vegas, tambem conhecida como City of Lights ou Sin City, e' uma cidade em que tudo acontece e onde tudo e' possivel, a qualquer hora do dia, a qualquer pessoa, nao importa a condicao social, etaria ou economica. Vale mais ou menos tudo - sao permitidos todos os excessos (e' tudo legal) e e' uma cidade onde se fazem coisas que normalmente nao se faria noutro sitio qualquer. Dai' que o lema de quem la' vai e' 'What happens in Vegas, Stays in Vegas'.

O Jogo

Vegas e' principalmente conhecida por ser a capital mundial da jogatina. Em todo o lado (mesmo em todo o lado) existem slots machines, roletas, mesas de poquer, tudo e mais alguma coisa, onde ate' o ser mais avesso ao jogo se sente motivado a tentar a sua sorte. E este 'assedio' comeca logo no aeroporto, assim que chega aos tapetes para recolher as malas. Logo ali, um numero incompreensivel de slots esta' a' disposicao de quem nao queira perder tempo e deseje comecar quanto antes a tirar proveito do que a cidade tem para oferecer. Escusado sera dizer que depois de se ter visto as slots no aeroporto, ja pouco surpreende... todos os hoteis, todos os restaurantes, quase todas as lojas tem pelo menos uma slot, nao va alguem ter uma vontade incontrolavel de dar a' manivela. Gambling rules!, nao ha duvida!

O que impressiona nesta coisa do jogo sao, basicamente, duas coisas: primeiro, o tamanho dos casinos, em especial os dos hoteis (estrategicamente posicionados bem em frente a zona de check in)... sao grandes, mas grandes duma maneira que parece nao ter fim. Tudo dimensionado para que ninguem possa dizer que "Eu queria jogar, mas nao havia maquinas disponiveis'. E' impossivel mostrar a grandeza de tais empreendimentos numa unica foto, mas aqui fica uma do hotel em que eu fiquei.


O segundo aspecto que impressiona e' o facto de que sejam gordos ou magros, velhos ou novos, de cadeiras de rodas, com andarilhos, sozinhos ou em grupo - toda a gente joga. E nao importa a hora do dia - vi pessoas agarradas as maquinas as 7 e meia da manha!!! Nao percebi se ainda la estavam da noite anterior ou se tinham comecado cedo... mas, como diz o povo, 'De manha e' que se comeca o dia!'... E e' ve-los, com um ar meio vidrado a olhar nao se sabe muito bem para onde, a carregar mecanicamente nos botoes, a' espera que algo aconteca. E de quando em vez, ate' acontece e la' se ouve o Tlim-Tim-Tlim-Tim frenetico a anunciar mais um vencedor.

A mim nao me calhou nada. Se bem que tambem nao joguei, as tantas foi por isso...

O Calor

Esquecam todo o calor que ja sentiram. Esquecam Madrid, esquecam Sevilha, esquecam Alentejo. Nao tem nada a ver. Las Vegas, meus amigos e'... quente. Mas assim quente na ordem dos 43, 44 graus - contantes! A primeira coisa que se sente quando se sai para a rua e' semelhante a termos batido contra uma parede de calor, que torna dificil o simples acto de respirar. E, para ajudar a' festa, quase sempre ha' um ventinho, que espalha este calor por tudo quanto e' sitio. Mas o mais impressionante e' que o calor nao baixa, nem a' noite. Apanhamos noites em que, a' meia noite, estavam cerca de 38 graus!!! As temperaturas nao baixaram dos 30 enquanto la estivemos... confesso que nunca tinha sentido nada assim. Em contrapartida, dentro das lojas, dos hoteis ou restaurantes, quase que temos de andar de casaco vestido, tal e' o briol que emana dos ares-condicionados. Constiparmo-nos e' inevitavel.


A cidade

A cidade de Las Vegas, ou pelo menos a area mais famosa, resume-se essencialmente a cerca de 2 milhas da Las Vegas Boulevard, tambem conhecida como 'The Strip', (nao tem nada a ver com a actividade ludica do strip, trata-se apenas da palavra "tira" - strip), onde se concentram todos os grandes resorts, toda a animacao, para onde vai toda a gente. Enfim, e' onde tudo acontece. E o resto e' paisagem. Se procuram uma cidade cultural, com museus, bonitos edificios, jardins pacificos e coisas semelhantes, nao gastem dinheiro em la' dar um salto - nao ha' nada disso. Mas entao o que e' que se ve por la'? Bem, imaginem Las Vegas assim como o Algarve... ninguem vai para o Algarve para ver museus, pois nao? Pois, tambem ninguem vai a Vegas por causa da sua vida cultural. Vai-se sim para passar os dias na piscina e explorar o que a noite tem para oferecer.


Igualmente interessante e' a zona antiga da cidade, conhecida pelo 'Gliter Glitch', onde encontramos a maior concentracao de 'neons' em todo o mundo. E' possivel naquela zona ler um jornal na rua a', a meio da noite' tal e' a intensidade das luzes que nos rodeiam. Mas esta e' uma zona menos glamourosa, sem o encanto da 'Strip', onde se encontra assim uma fauna mais xunga. Mas vale a pena visitar, em especial porque a cidade esta a tentar revitalizar esta area, tendo inclusive fechado uma das ruas principais (a Freemont St) e instalado o maior video wall do mundo, que serve de ecra a um espectaculo de luz, cor e musica, bem catita e que entretem o publico durante 15 minutos, de hora a hora.


Os Espectaculos

Todos os hoteis oferecem pelo menos um espectaculo - seja concertos, teatro, musicais ou danca, ha para todos os gostos. A amiga Celine Dion ha anos que nao sai de la, por exemplo. Mas especialmente famosos sao os espectaculos dos Cirque du Soleil - um grupo de performers, meio bailarinos, meio artistas de circo, que com a ajuda da musica e de poderosos cenarios, proporcionam momentos incriveis a quem os ve (eu fui assistir a um desses espectaculos, de que falarei num proximo post).

Quem nao quiser largar uma porrada de dolares para ver um show, pode sempre aproveitar as borlas dadas por muitos hoteis. A mais famosa de todas sera' certamente o espectaculo das Fontes do Bellagio, um dos melhores hoteis. Ao som de varios tipos de musica (tradicional, opera ou rock), somos brindados com um bailado de cor e movimento, criado pelas centenas de fontes instaladas num lago artificial, mecanica e impecavelmente programadas para se movimentarem a' merce dos acordes musicais. Muito bom!

Os Hoteis

Os hoteis sao, no minimo... originais. Mas disso falarei no proximo post. Por agora fica aqui uma curiosidade, para vos dar a nocao da grandeza e da importancia que estas construcoes tem para uma cidade que vive essencialmente do turismo - os 10 maiores hoteis dos Estados Unidos estao todos em Las Vegas. Ha hoteis com milhares (sim, milhares!) de quartos. Cada hotel, ou melhor resort, tem tanto para oferecer, que se la passarem uma semana dentro, nao conseguirao ver ou experimentar tudo. E para vos mostrar do que falo (e agucar o apetite para o proximo post), aqui fica uma foto do hotel em que fiquei:


Qualquer semelhanca com Nova Yorque NAO e' pura coincidencia.

Sem comentários: