sábado, setembro 29, 2007

Washington, Museus e Memoriais

O segundo dia em Washington comecou no Starbucks mais proximo, para um belo pequeno almoco - Coffee and Bagles. Nada americano, nao senhor. De estomago ja cheio, comecamos o nosso passeio pelo 'National Mall', um parque nacional onde se concentram muitas das grandes atraccoes da cidade, e que se estende por 3 Km, do Capitolio ao Lincoln Memorial. A primeira paragem, porem, foi na sede da Smithsonian Institution - o Smithsonian Castle.


Conhecida pelos muitos museus que levam o seu nome, esta e' uma instituicao educacional e de pesquisa administrado pelo governo, com fundos maioritariamente privados. Os museus que tem sob a sua alcada sao ao todo 19 - todos de borla! Isto e' algo extremamente positivo em Washington - tudo (ou quase tudo) o que e' cultural e' de entrada livre, portanto nao ha qualquer desculpa para a fama que os americanos tem de ser uns broncos. Mas enfim... O castelo serve de ponto de informacao sobre o que ver e fazer nos muitos museus, ao mesmo tempo que apresenta exposicoes diversas.

Dali, atravessamos o jardim para o outro lado, rumo ao National Museum of Natural History - um museu gigante com dinossauros, minerais e pedras preciosas, animais empalhados, estatuas de Pascoa - tem de tudo um pouco para se passar umas boas horas, no meio de factos e numeros, a absorver (ou a relembrar) aquilo que a ciencia tem para nos ensinar.

Depois do almoco, rumamos ao Washington Monument, memorial dedicado ao primeiro presidente americano, que domina a area central do 'Mall'. Mais parece um obelisco egipcio, mas eles acham o maximo. Demorou uma serie de anos a ser construido e tem duas tonalidades que mostram bem as 2 fases de contrucao diferentes a que foi sujeito. E' possivel subir ate ao topo, mais uma vez de borla... Foi o que tentamos fazer. O problema e' que os bilhetes sao entregues por ordem de chegada - e normalmente desaparecem de manha. Como ja eram quase 2 da tarde, resolvemos deixar a subida para o dia seguinte e limitamo-nos a observar o pilar ca debaixo.


Continuando o passeio no 'Mall', chegou a vez de visitar o World War II Memorial, dedicado a todos os soldados que perderam a vida no conflito. Este e' apenas um dos muitos memoriais que se pode ver nesta cidade. Alias, uma das caracteristicas que permeia DC e' o espirito nacionalista. Aqui respira-se America no seu estado mais puro - bandeias americanas, memoriais as guerras, familiares que lembram os seus entes queridos - ve-se tudo isto, em nome da nacao. De uma nacao que sistematica e constantemente se envolve em conflitos armados, sacrificando vidas em nome de causas nem sempre claras e entendiveis... Anyway, continuemos com o passeio.


E' tambem aqui que comeca a 'Reflecting Pool', um lago rectangular que ja serviu de palco a muita cena cinematografica, e a manifestacoes e discursos famosos (o famoso 'I have a dream!' de Luther King foi proferido aqui mesmo). Do outro lado, encontramos mais um memorial, o Lincoln Memorial, dedicado a Abe Lincoln, o presidente americano responsavel pela abolicao da escravatura. Do cimo das escadas, temos uma vista fantastica sobre a Reflecting Pool e percebemos o porque do seu nome, com o reflexo do Washington Monument la' espelhado.


Seguiu-se uma passagem breve pelo Vietnam Veterans Memorial (onde estao inscritos os nomes de todos os soldados que perderam a vida no conflito) e pelo Korean Memorial, dedicado aos combatentes da guerra da Coreia.



Pausa para o lanche e para um belo gelado para refrescar as ideias. A proxima paragem foi o Franklin D Roosevelt Memorial - um espaco bastante agradavel com muita vegetacao, estatuas (inclusive uma do cao de Roosevelt) e fontes de agua - dedicado ao presidente americano. Uns metros mais a frente, encontra-se o Jefferson Memorial - sim, adivinharam, dedicado ao presidente com o mesmo nome. Ambos sao estruturas agradaveis de se ver e apreciar, plantadas a' beira da Tidal Basin, uma bonita lagoa, ladeada por cerejeiras.

Aproximado o fim do dia, decidimos termina-lo na Union Station, a principal estacao de comboios de Washington. E que estacao, meus amigos!!! Integrada num edificio antigo fantastico e recheada de lojas, restaurantes e cinemas, mais parece que estamos a passear num autentico centro comercial. Ate mesmo a zona onde se compram bilhetes e se faz o check in (sim, tambem se pode fazer check in no comboio - um conceito novo para mim) a limpeza, organizacao e a eficiencia sao visiveis a todos os niveis. Assim, ate' da gosto!


Ca fora, a' entrada do edificio, uma replica em miniatura do 'Liberty Bell' que esta em Filadelfia, lembra a todos que esta e' a nacao em que todos, livremente, tem direito a' sua oportunidade...


O terceiro dia, o ultimo na capital, foi dedicado a mais um museu e ao simbolo mais conhecido da nacao...

Sem comentários: