sexta-feira, setembro 28, 2007

Washington, DC

A segunda paragem nas ferias de verao 2007 foi a capital da nacao - Washington DC, cidade situada no District of Columbia, encaixada entre os estados da Virginia e Maryland. Fazendo uma comparacao grosseira, enquanto que Las Vegas e' uma jovem maluca de 18 anos, sedenta por experimentar tudo e mais alguma coisa e viver a vida na 'fast lane', Washington e', digamos, uma respeitavel senhora dos seus 40 e picos anos, mais recatada e sensivel, que ja nao tem nada a provar a ninguem. Mas nao e' por isso que e' menos interessante. Muito pelo contrario - as atraccoes sao tantas, que 3 dias sabem a pouco.

A primeira palavra que nos vem a' mente quando se chega a DC e' Organizacao. Cuidadosamente planeada e desenvolvida para ser a capital da nacao desde o seculo XVIII, a area onde a cidade se desenvolveu esta muito bem estruturada, com amplas avenidas, grelhas de ruas que se entrelacam na vertical, horizontal e diagonal, atravessando a cidade de les a les e centenas de espacos verdes, dando o equilibrio final a todo o conjunto citadino. O Branco e' a cor predominante, a comecar pela Casa mais famosa da nacao, espalhando-se aos edificios governamentais, hoteis, museus, monumentos.

A nossa jornada comecou com uma viagem de metro, do aeroporto para o hotel. Devo dizer que o sistema de metro e' um dos mais limpos e organizados dos que ja vi. E funciona num sistema de distancia percorrida - quanto maior a distancia, maior o preco - o que me parece justo. As estacoes sao amplas (quase todas com passadeiras rolantes) e muito frequentadas, quer de dia, quer de noite. (Pode parecer estranho tantas linhas sobre um sistema de metro, mas vao perceber o porque quando lerem as minhas cronicas de Nova Iorque).

Depois de instalados no hotel, demos inicio aos passeios - primeira paragem: a sede da National Geographic Society, a apenas dois quarteiroes. A NGS, conhecida mundialmente pela revista e pelo canal que levam o mesmo nome, e' tambem famosa pelas fabulosas fotos que acompanham as suas (as vezes polemicas) reportagens. La dentro, tivemos a oportunidade de espreitar a exposicao 'Crittercam: the world through animal eyes', uma viagem ao mundo animal, mais propriamente ao modo como os animais veem e percebem o ambiente que os rodeia. Muito interessante. Com tecnologia de ponta inovadora, cientistas captaram imagens nunca antes vistas de habitats e comportamentos de animais selvagens, tao distintos como o leao ou a baleia. Deem uma espreitadela ao site oficial, vale bem a pena. Ainda por la, passamos por uma exposicao fotografica sobre a vida de uma comunidade no Ruanda - que ao mesmo tempo e' bela do ponto de vista artistico, mas perturbante do ponto de vista humano.

Dali, rumamos a sul, ate' a Pennsylvania Av, mais propriamente ao numero 1600, o endereco mais famoso da nacao, talvez do mundo. Para quem nao esta a ver o que e', e' la' que fica a Casa Branca. E e' tambem para la' que rumam todos os turistas na capital. Fez-me lembrar um pouco Londres e o Palacio de Buckingham, com todo o mundo a querer ver a rainha. Nao, nao vi o Bush, mas tambem nao fazia questao disso - mas posso-vos dizer que o modesto T10 onde ele habita e' tal e qual como se ve nos filmes.

A parte mais engracada, que os filmes as vezes nao mostram, sao os muitos activistas que se plantam (literalmente) em frente ao edificio - dia e noite - a protestar pelas mais diferentes razoes. A que esta mais na moda e', naturalmente a guerra'.

Logo ao lado, situa-se o Department of Treasury, que figura nas notas de 20 dolares e que mais nao e' do que a Casa da Moeda ca do sitio.

Tiradas as fotos da praxe, seguimos mais ou menos sem rumo, em direccao a destino nenhum - apenas a apreciar a arquitectura e o fim de tarde que se apresentava soalheiro. Pelo meio passamos pelo 'Old Post Office' e pelo 'Reagen Center', dois imponentes edificios que ladeiam a avenida que vai dar ao Capitolio.

Sem sabermos muito bem como, entramos numa rua que nos levou ate Chinatown, passando pelo mamarracho mais estranho da cidade: o J. Edgar Hoover Building - a sede do FBI - que mais parece um bunker no meio de tanta arquitectura elegante. Tambem nao vimos nenhuma actividade, nem inspectores conhecidos, talvez por ser fim de semana, digo eu.

La continuamos ate' a' area mais asiatica da cidade - e por sinal, a mais animada, como e' costume em qualquer Chinatown de qualquer cidade americana. Restaurantes sao mais que muitos e nativos na rua, a conviver, nem se fala. Como ja estavamos perto do jantar, resolvemos ir ate um Irish Pub bem animado (onde tive que mostrar o BI a' entrada - mas eu la tenho cara de ter menos de 21? Enfim...), chamado Fado - le-se "f'do" e em irlandes significa qualquer coisa como 'ha muito tempo'. Depois de umas Guinesses, umas Quesadillas e uns Chicken Fingers, estavamos prontos para descansar de um longo dia. A caminho do hotel, passamos ainda pelo 'Friendship Arch' construido como simbolo da amizade entre as cidades de Washington e Pequim:

O segundo dia seria dedicado a' zona conhecida como 'The National Mall' (e arredores), onde predominam os museus e os memoriais...