domingo, setembro 07, 2008

10 Anos

7 de Setembro de 1998. Faz hoje precisamente 10 anos que comecei a trabalhar. Acabadinho de sair da faculdade, sem experiencia nenhuma, e depois de ter tido um verao quente de muitas entrevistas, testes psico-tecnicos e provas de grupo, lá fui parar a uma empresa até aí desconhecida para mim, para desempenhar uma tarefa que eu nao fazia sequer ideia que existia - a de ser Consultor SAP. Verdade seja dita que eu nem sabia o que SAP era. Lembro-me perfeitamente quando comecei o processo de recrutamento para este emprego, tive a sensacao que o tipo que me estava a entrevistar me estava a vender o emprego e nao a avaliar se eu estava capacitado ou nao para o desempenhar. "Isto é giro, quero formar uma equipa jovem, com vontade de trabalhar, para lancar uma unidade nova dentro da empresa" dizia ele. Com condicoes salariais muito acima da média e com uma descricao muito, muito poética do que era o SAP, lá me convenci a assinar contrato, convencido de que "Isto até pode ser giro".

Depois de conseguir o emprego, comecou a dificuldade, que ainda hoje se mantem, em explicar ás pessoas o que faco. Conversas como esta repetiram-se incontaveis vezes ao longo destes 10 anos:

  • - Sou consultor SAP.
  • - Ah.... SAP, o que é isso?
  • - É um ERP que as empresas usam para suportar os seus negócios.
  • - ... (silencio)
  • - É um Sistema de Gestao Integrado.
  • - ... (mais silencio).
  • - É um software.
  • - Ah, entao trabalhas com computadores, é isso?
  • - Pois, é mais ou menos isso - digo, já mais ou menos em desespero de causa.
  • - Ainda bem que dizes isso, é que eu tenho um problema com o meu computador la de casa, nao sei se me podes ajudar....

Pronto. A partir daqui é inutil qualquer explicacao adicional, porque ninguem vai mesmo perceber o que é ser um Consultor SAP. Ás vezes, confesso que nem eu ja percebo...

Mas voltemos entao 10 anos atras. O primeiro dia, bem como as primeiras semanas, foi passado em formacao, ali para os lados do Restelo. Eramos ao todo 30 os que embarcaram nesta jornada, sem saber muito bem o que esperar. Juntamo-nos aos 10 colegas que já tinham integrado a mesma area de negócio, mas 6 meses antes. Todos com experiencias e backgrounds diferentes - uns casados, outros solteiros, uns com anos de experiencia profissional, outros como eu, inexperientes da cabeca aos pes.

Depois dos meses iniciais sem grande actividade no escritório, comecaram os projectos, por esse Portugal fora - Lisboa, Porto, Funchal. A mim calhou-me Agueda, essa bela localidade, onde pouco ou nada acontecia depois das 8 da noite. Foram 9 meses muito intensos, em que se aprendeu muito - nao so profissionalmente, mas tambem a nivel pessoal. Aprendeu-se a partilhar vidas, sentimentos, vivencias diarias. Aprendeu-se a rir, a chorar e a sofrer em equipa. Aprendeu-se com os muitos erros cometidos, aprendeu-se a lidar com emocoes até aí desconhecidas. Depois do esforco, veio o sentimento de dever cumprido, com o primeiro arranque, a sensacao de que se tinha posto de pé um arranha-ceus, que finalmente ganhava forma e sentido.

Os mesmos momentos voltaram-se a repetir, noutros lugares, com outras pessoas, ao longo dos anos seguintes. Foram 10 anos em que conheci gente incrivel, em que fiz amigos que ainda hoje guardo com bastante carinho, em que tive a oportunidade de aprender e trabalhar com profissionais da mais alta competencia e qualidade. Foram 10 anos muito cheios, em que aprendi tudo o que sei e que hoje uso na minha vida profissional. É claro que nem tudo foram rosas. Tambem nestes 10 anos houve momentos menos bons: a vontade de desistir, os momentos de falta de confianca em nós proprios, o sentir-se injusticado, o desacreditar em promessas incumpridas Mas também isso acaba por ter o seu lado positivo. Torna-nos fortes, mais cautelosos.

Entretanto, é claro que, em 10 anos, as vidas profissionais trespassaram as suas fronteiras e depressa estavamos a partilhar lanches e jantares intimos nas casas uns dos outros, a presenciar casamentos, assistir ao nascimento dos filhos, ou simplesmente a apoiar emocialmente e em silencio quem entretanto se decidiu divorciar. Passamos incontaveis horas ao telemovel a escutar quem precisava de uma "orelha amiga" para os maus momentos, a rir uns dos outros, a partilhar pedacos de nos ... ou, simplesmente, a deitar conversa fora, como diz uma amiga minha. Tudo em prol de relacionamentos que cresceram mais sólidos, dia apos dia.

10 anos. Fogo, como o tempo passa. Parece que foi ontem... Eu sei que isto parece saudosismo barato, mas acho que entrei numa fase da minha vida em que há demasiadas coisas que ja aconteceram há pelo menos 10 anos. Será mau sinal? Nao sei. No fundo, acho que nao... é apenas sinal de que estou cada ano mais velho, mais experiente (assim se espera) e de que a lei normal e natural da vida está a tomar o seu curso... Quanto ao futuro... bem, nao sei muito bem o que trarao os proximos 10 anos, nem estou muito preocupado com isso. Mas... se nao for pedir muito, que sejam tao bons como estes ultimos foram.

Em 2018 voltamos a falar no assunto.

4 comentários:

Anónimo disse...

Ahh, a típica conversa em que tentas explicar em que é que trabalhas... um clássico! E se acrescentares que trabalhas em casa, nem imaginas até onde a conversa te pode levar...

Obrigado por também me fazeres recordar os bons momentos vivídos nos últimos 10 anos!

Um abraço,
N

Nuno Dionisio disse...

Ahhhh, Águeda essa bela localidade... E a sirene dos Bombeiros ao lado de casa a tocar a noite toda??? E as viagens com 2 moças a ress...dormir profundamente com almofadinha e tudo?

Revejo-me em muitas das coisas que aí escreveste mas, como tu já fizeste no passado, agora é a minha vez...

Grande abraço e obrigado também por nos ajudares a relembrar...

Anónimo disse...

Oh, Águeda! Ui, 9 meses!
Obrigado por me relembrares muita coisa boa dos últimos 10 anos! Hoje, sinto-me feliz por te ter como amigo!

CMacarico

Anónimo disse...

Estamos todos de Parabens, especialmente tu C., por partilhares connosco os teus momentos, neste blog extremamente bem escrito, que nos faz sorrir e que vou acompanhando sempre que posso. ;)

Bjs,
L