quarta-feira, maio 30, 2007

Chicago, The Windy City

O segundo dia da minha estada em Chicago amanheceu bastante diferente do anterior. Ceu azul, sol firme, temperaturas nos 20 e muitos. Condicoes mais do que ideais para se poder apreciar a cidade com outros olhos e com outra vontade.


Desta vez, resolvi comecar pelo Millennium Park, um dos pontos altos de toda a cidade. Trata-se de um majestoso parque, com varias atraccoes invulgares, que combinadas entre si conferem um ar altamente moderno a' area em que se inserem. E porque as imagens falam mais do que as palavras, aqui tem:

Pritzker Pavillion - projectado por Frank Gehry - usado para espectaculos ao ar livre. Mais parece uma amalgama de ferro torcido, mas com muito, muito estilo.

Cloud Gate - batizado pelos Chicagoans como 'O Feijao' - faz lembrar uma gota de mercurio, reflectindo toda a beleza arquitectonica dos edificios que rodeiam este espaco.


Crown Fountain - a fonte mais espectacular e inovadora que alguma vez vi. Duas torres compostas de tijolos transparentes, projectam, atraves de ecras de video, caras de cidadaos comuns, desta forma:

O Parque tem outros motivos de interesse, mas estes 3 sao, de longe, os mais notaveis. Tiradas as fotos da praxe, rumo a' zona sul, atraves de uma extensao imensa de parques que a cidade acolhe junto ao rio. Chicago teve o bom senso de conservar esta zona, voltando-a para o lazer, onde todos podem fazer um pouco de tudo - correr, passear, andar de bicicleta, patins, skate, etc..., ao inves de a transformar numa zona atolhada de mais e mais blocos de cimento.

La pelo meio desta mancha verde, encontramos a Fonte de Buckingham, copiada da fonte existente no Palacio de Versalles, em Franca:


Continuando para sul, eis que se chega a outro ponto alto da cidade - o Museum Campus. Tambem ele inserido numa extensa zona verde, alberga 3 museus dedicados as ciencias naturais - um oceanario, um planetario e um museu de historia natural - todos magnificamente enquadrados na paisagem. As filas eram mais que muitas, em parte explicado pela reconhecida qualidade de qualquer um dos museus. Decidi nao visitar nenhum deles, optando antes por caminhar ate ao ponto mais afastado da costa, para poder apreciar a vista sobre a cidade.

E meus amigos... que vista!!! E' somente de longe, em especial do rio, que se consegue apreciar a beleza de uma magnifica silhueta (Skyline, se preferirem), recortada e desenhada pelos muitos arranha-ceus que povoam a cidade. Ora vejam:

Confesso que fiquei absolutamente apaixonado por esta vista. Era capaz de ficar a olhas para ela durante horas, contemplando nao sei muito bem o que, mas sentindo-me rendido a' sua imponencia. Mas o tempo era escasso e ha' que aproveitar ao maximo...

A proxima paragem foi a Magnificent Mile, a parte norte da mais concorrida avenida de Chicago - a Michigan Av. Aqui encontramos todo o tipo de lojas, centros comerciais, departments stores estilo Macy's ou Bloomingdale's, e as 'lojas baratinhas' estilo Prada, Tiffany's ou Cartier. Um paraiso para as compras... ha quem diga que faz lembrar a 5 Avenida em Nova Yorque - a mim fez-me lembrar o Champs Elysees, em Paris... com metade da largura!


A meio da tarde, resolvi descansar um pouco, pelo que embarquei num daqueles autocarros turisticos de dois andares, descapotaveis, que nos levam pelos pontos altos da cidade, destacando alguns dos pormenores por detras de ruas, edificios e pessoas famosas. O passeio teminou junto a' Sears Tower, onde desta vez nao hesitei em entrar. E valeu bem a pena a longa espera de mais de uma hora. Do 103 andar a vista e' magnifica - sobre o rio, sobre os predios em baixo, que parecem miniaturas, sobre toda uma extensao infindavel de casas e estradas, ate perder de vista. Simplesmente fantastico!

Terminada a visita, resolvi acabar o dia no Navy Pier, um porto com cerca de 1 km de comprimento, que se estende pelo lago dentro.

Por la', podemos encontrar um pouco de tudo: restaurantes, lojas de souvenirs, barcos que nos levam a ver o lago ou o rio, um museu, um beer garden bem animado, com musica ao vivo, uma roda gigante, espacos para as criancas brincarem... enfim, e' um espaco para toda a familia, com opcoes para todos os gostos. E' claro que sendo domingo e vespera de feriado, estava apinhado de gente a fazer um pouco destas coisas todas. As 9 e meia em ponto, o ceu (ja escuro), foi iluminado por um simples mas funcional fogo de artificio, que recolheu o aplauso de muitos que por ali se encontravam a desfrutar a noite. E mais uma vez, nao resisti a fotografar a silhueta da cidade, que desta vez se reflectia iluminada sobre o rio...

Ja completamente arrasado por um dia altamente preenchido, arrastei-me (literalmente) para o hotel, onde recuperei forcas para o terceiro e ultimo dia destas mini-ferias...

Sem comentários: