terça-feira, maio 08, 2007

Holland, Michigan

Spring is all around. Depois de meses e meses de frio, neve e dias escuros, o bom tempo chegou a estas bandas. Por 'bom tempo' entenda-se temperaturas a rondar os 15-18 graus, algum sol e poucos vestigios de chuva. Chegou a primavera - as flores vao lentamente reaparecendo, a relva esta mais verde que nunca, e as arvores que durante tempo so tinham galhos, tem agora folhagem de varias cores, dando um belo colorido as ruas.

Aproveitando esta boa onda, no passado fim de semana, decidi ir ate ao lado oposto do estado do Michigan, com uns amigos. Mais propriamente ate' a' cidade de Holland. Como nao sera' muito dificil de imaginar, esta cidade tem uma forte influencia holandesa, uma vez que foi aqui que se estabeleceram muitos dos emigrantes holandeses, ao londo dos ultimos seculos. Particularmente famoso e' o Tulip Time Festival, que comecou no sabado passado, uma semana dedicada a' flor mais holandesa de todas - a tulipa - onde para alem das flores, sao estrelas o artesanato, a cultura e claro, os Klompen (socas de madeira) holandeses.


A cidade e' bastante agradavel, muito animada, com pessoas por todo o lado enveredando trajes tipicos holandeses e dancando com as enormes socas. As tulipas trazem cor a' cidade e aos campos. Mas confesso que depois de ver os campos de flores na Holanda europeia, estes parecem pobrezinhos, uma aproximacao algo fraca do original. Ha tambem uns moinhos (genuinos), de varios tamanhos e feitios, a completar o cenario. Os americanos acham isto lovelly, em especial porque a maioria deles nao conhece o orignal...

A' tarde, decidimos dar uma saltada ao lago Michigan, que separa o estado com o mesmo nome, do estado de Illinois. Apesar do tempo ter piorado e do sol se ter escondido, deu para perceber que o lago e' fantastico - grande (o suficiente para nao se conseguir ver a outra margem, fazendo lembrar o oceano), com uma cor azul-esverdeada, calmo, imponente. Deu para matar saudades do mar portugues, embora nao tenha nada a ver. Nao resisti e molhei os pes. Depressa me arrependi, tal era o gelo da coisa. Nao nos podemos esquecer que ainda o mes passado as temperaturas estavam negativas e que as massas de agua ainda nao aqueceram o suficiente... mas valeu a pena. A praia e' tambem muito agradavel, grande e com uma areia muito fina e limpa. Decididamente, um sitio para voltar no verao.

Ao final do dia, ja no regresso a casa, um por do sol fabuloso, como ha muito nao via um. Resolvi captura-lo, para aqui o partilhar. Espero que gostem.

Sem comentários: