quinta-feira, maio 17, 2007

Mais uma para juntar a coleccao...

Em materia de avioes, ja muita coisa me aconteceu. Sao conhecidas as minhas historias de ligacoes atrasadas, malas perdidas, voos cancelados. Sao ossos do oficio, ha quem diga. Quando se viaja muito, a probabilidade destas coisas acontecerem e' tambem maior. Concordo. Se bem que a quantidade de situacoes que ja aconteceu aqui a este vosso amigo, mais faz parecer que estas coisas so me acontecem a mim. Numa breve estatistica, chego a' conclusao que ja perdi as malas 5 vezes. Voos cancelados foram 6. Os atrasos ja lhes perdi a conta. Acho que de todas as minhas viagens, so 3 decorreram sem problemas... creio que esta estatistica me confere o direito de desabafar: 'Porque e' que estas coisas so me acontecem a mim?!'

No meio de todas estas situacoes, a viagem que me trouxe de volta aos EUA, depois de mais uma breve passagem por Portugal, vai ficar para a historia. Porque? Porque, apesar de ter comecado lindamente descambou de tal maneira, para algo que eu nunca tinha visto ou vivido.

Escrevo este post as 10 para a uma da manha, sentado no chao do aeroporto de Newark (New Jersey), onde vou passar a noite. Ja ca estou desde as 3 da tarde, desde que o voo de Lisboa aterrou sem atrasos. Tudo normal na alfandega, na recolha das bagagens (chegaram as duas!). Os problemas comecaram depois. Quando me preparo para fazer a escala para Detroit, descubro que o voo tinha sido cancelado. Mau tempo, dizem. Ja sei o procedimento - ir ao balcao de transferencias mais proximo e ver quais as opcoes. 1 hora e meia depois, o simpatico agente diz-me que tenho novo voo as 8 da noite. Menos mau, pensei... ainda chego a horas mais ou menos decentes. So que ha' um senao. O voo esta' overbooked, ou seja ha mais pessoas do que lugares, o que nao me garante que embarque.

Decido arriscar. Dirijo-me a' porta de embarque programada e sento-me com o belo do portatil no colo, a ver mais um episodio do ER para passar o tempo. 1 hora depois decido espreitar o quadro de informacoes. Mais um contratempo - o voo tinha agora sido atrasado para a meia noite e meia. Bonitas horas a que vais chegar, pensei! Mas pelo menos ainda dormes umas horitas antes de ir trabalhar. Entediado, resolvi tentar o balcao de informacoes mais uma vez, na tentativa de marcar o voo para o dia seguinte, ja que este estava overbooked. Depois de estar 2 horas e meia ha espera, dizem-me: Nao, nao fazemos remarcacoes ate sabermos se efectivamente temos mais pessoas do que lugares - pode haver desistencias. E o que e' que eu faco, pergunto. Espere junto a' porta de embarque. Assim faco. Sou bem mandado.

Chego a porta de embarque, ajeito-me numa cadeira que me permita ver a informacao do painel. Passados 10 minutos, a informacao desaparece. Assim, sem mais nem menos. Tu queres ver?... Pois, pois foi! Voo cancelado! Duas vezes no mesmo dia e' obra, tem que admitir. Nao ha mais voos para Detroit esta noite, so amanha. Entao e agora? Agora e' voltar ao balcao de informacoes. Sao agora 11 horas, esta' uma fila gigante e o servico fecha a' meia noite. Uma simpatica senhora diz-nos que todos os hoteis estao cheios, nao ha alojamento num raio de 20 milhas, so' possivelmente em Nova Yorque. Esta foi a gota de agua!!! Entao e agora? Agora, nada! Toma la' um cobertor e uma almofada e ve se te avias - procura um lugar para passar a noite!

E eis que aqui estou - 1 e 05 da manha - sentado no chao do aeroporto de Newark onde vou passar a noite. Felizmente nao sou o unico, mas nao ha nada de mais deprimente. O terminal esta praticamente deserto, toda a agitacao que se conhece num aeroporto esta' como que ausente, partiu para parte incerta. Restam as almas penadas como eu, que estao 'em transito'. Pela frente tenho mais 8 horas ate ao meu proximo voo - que espero parta de uma vez por todas, as 8 e 45. Estou cansado. Quero a minha cama!

A' falta de melhor, vou escolher um sitio para passar a noite... Ate' amanha.


PS - acho que nao vou conseguir dormir... as luzes sao mais que muitas, os barulhos das passadeiras rolantes que insistem em estar a trabalhar a esta hora, e os avisos 'automaticos' de 15 em 15 minutospara nao deixarmos as bagagens abandonadas, vao dar-me cabo do sono... vou fazer os possiveis!

Sem comentários: