quarta-feira, setembro 26, 2007

Zion National Park, Utah

Situado a cerca de 2 horas e meia a norte de Las Vegas, no estado do Utah, O Zion National Park foi uma surpresa muito agradavel. Uns amigos americanos, quando souberam que estava a planear visitar o Grand Canyon, sugeriram-me que fosse ate Zion. Nao sendo tao grande e imponente, e' igualmente agradavel, disseram-me. Depois de pesquisar um pouco na net, acabei por encontrar motivos suficientes que me convenceram a dar uma espreitadela.


Caracterizado por uma cor avermelhada, e por escarpas que se elevam ate aos 800 metros de altura, o Canyon de Zion estende-se por quase 26 Km, comecando com uma largura de varias centenas de metros, para terminar com pouco mais de 5 m, uns km mais a' frente. Pelo meio, uma vegetacao verde, varias fontes de agua (riachos, cascatas e lagoas), bem como uma vida animal bastante variada (esquilos sao as pazadas!!!), fazem do passeio pelos muitos trilhos que por la existem, uma experiencia muito agradavel. E fresca! Ao contrario do Grand Canyon, onde toda a perspectiva que temos e' vista de cima para baixo, aqui passeamos no fundo do desfiladeiro, bem junto as correntes de agua, pelo que a temperatura de mantem sempre a niveis agradaveis.

Um Centro de Visitantes acolhedor (com um simpatico senhor de idade a sugerir o que fazer e o que visitar) marca o inicio da visita. Depois de estacionar o carro, um shuttle leva-nos as profundezas do parque, parando em todos os pontos altos. Aqui ficam alguns deles:

Riverside Walk - um trilho com cerca de 3 km (ida e volta), a' beira de um riacho, leva-nos ate' a' zona conhecida como 'The Narrows', o lugar em que o Canyon comeca a estreitar cada vez mais. A partir de certa altura, o trilho acaba e o percurso passa a ter que ser feito pelo meio das rochas e da agua... so para os mais aventureiros. Eu bem tentei, mas meti o pe' em falso, entalei o dedo, e em segundos fiquei com uma nodoa negra na unha, do tamanho de um autocarro (que por acaso ate condicionou o resto do passeio, uma vez que a coisa nao parava de doer).


Weeping Rock - ou se preferirem, 'A rocha que chora'. Curioso este lugar. Trata-se de uma formacao rochosa de onde cai continuamente agua, como se estivesse sempre a chover. Sim, a agua vem de dentro das rochas, mais propriamente, vem do cimo da formacao rochosa, que se situa uns metros bem acima. Dizem os guias que a agua demora 1000 (!) anos a atravessar a rocha - o que significa que os pingos que nos caem na cabeca a cada momento, tiveram a sua origem, 1000 anos antes e demoraram todo esse tempo a percorrer os poros rochosos, ate se precipitarem nas nossas cabecas... Nao sei ate que ponto sera verdade, mas achei interessante. Foi tambem neste lugar que tivemos um encontro do terceiro grau altamente inesperado.


Emerald Pools - uma sequencia de 3 lagoas, num trilho com cerca de 2 km, do qual ja so fizemos uma parte, porque o cansaco ja era muito e porque o meu dedo estava cada vez mais feio. Mas mesmo assim deu para apreciar a luxuriante vegetacao que ladeia o trilho, bem como as cascatas que se precipitam para a Lagoa, supostamente verde, que da o nome a' zona.


Depois de uma jornada cansativa, mas revigorante, um jantar no Hard Rock Cafe de Las Vegas (que deixa um pouco a desejar quando comparado muitos outros que por ai' andam) e um passeio em downtown, fecharam o dia, que ja ia longo.

Mais fotos de Zion, no sitio do costume!

1 comentário:

Anónimo disse...

Espero que tenhas trazido uma T-Shirt para a tua colecção ;-)

Hard Rock... o eterno enamoramento :-)

Beijinhos

Sonusha