quinta-feira, janeiro 10, 2008

Hawai'i - de Waikiki a Honolulu, passando pelo palco do "Dia da Infamia"

Waikiki

Waikiki e' uma cidade... agitada! Repleta de arranha-ceus, transito e pessoas, nao e' preciso muito para nos sentirmos como em Nova Iorque ou Chicago. Isto se nos abstrairmos da brisa morna e das palmeiras. E' aqui que se situa a maioria dos hoteis da ilha, albergando milhares de quartos, para todas as bolsas, das mais pelintras as mais abastadas. Nao e' por isso grande surpresa que seja aqui que se concentre a grande parte dos turistas, na sua maioria americanos e japoneses (sao as molhadas, estes ultimos).


Em Waikiki tudo acontece. Alias, e' aqui que tudo acontece. Para alem de uma praia de areias finas e aguas azuis e calmas, ha entretenimento para todos os gostos, quer se prefira tomar uma bebida num bar a' beira da praia, testar a nossa pericia no surf, fazer as compras da praxe no Aloha International Marketplace ou apenas passear ao longo do extenso passeio maritimo. No campo do comercio, Waikiki nao fica atras de uma moderna 5 Avenida ou de uma luxuosa Rodeo Drive - as grandes lojas estao la todas a marcar a sua presenca. A titulo de exemplo, so lojas da Louis Vuitton devo ter visto ai' umas 3 em outros tantos hoteis. A pouca distancia do centro da cidade, ja bem perto de Honolulu, encontra-se um dos maiores centros comerciais ao ar livre do mundo - o Ala Moana Center. Restaurantes, tambem os ha para todos os gostos e para todos os tipos de cozinha.


Devido a grande agitacao que apresenta, Waikiki nao sera' o melhor destino para quem procura descanso e sossego absoluto (e' uma cidade algo barulhenta). Mas pode ser o ponto de partida para a descoberta da ilha, que nao sendo muito grande, apresenta muitos motivos de interesse, apenas a alguns minutos de distancia. As deslocacoes podem ser feitas a titulo pessoal, atraves das centenas de agencias que marcam as tours do costume, ou fazendo uso do excelente sistema de transportes, que, por apenas 2 dolares, quase que permite dar a volta a ilha.


Um marco unico e incontornavel de Waikiki, para alem da praia e do ambiente cosmopolita, e' uma cadeia de lojas de conveniencia, de seu nome ABC Stores. Aqui encontra-se de tudo desde pasta de dentes a souvenirs, passando por roupa e pela bela da salada de frutas. E o que torna incomum esta cadeia de lojas e' o facto de as encontrarmos em TODO o lado - umas a seguir as outras, varias no mesmo edificio ou no mesmo quarteirao. Em Waikiki ha cerca de 40, o que e' bastante, uma vez que a cidade nao e' assim tao grande... mas sao muito uteis, pois tem tudo o que se possa precisar. Creio que pela primeira vez reconheci a importancia de uma loja de conveniencia.

Honolulu

A capital do estado do Hawai'i e' uma cidade um tanto ou quanto desinteressante, sem grandes pontos altos. Exceptuam-se o Palacio Real e um outro antigo palacio, que hoje serve de casa ao tribunal da cidade. O resto sao predios que albergam o Finantial District e pouco mais. Mais interessante e' a zona ribeirinha, onde encontramos a Aloha Tower e uma marina agradavel.


Pearl Habour e o Dia da Infamia

7 de Setembro de 1941 e' considerado pelos americanos o Dia da Infamia. Foi nesta manha de domingo que as tropas japoneses lancaram o seu ataque a Pearl Habour, onde se encontrava estacionada grande parte da frota naval americana. Milhares de militares e civis morreram num curto espaco de tempo, deixando para sempre uma ferida aberta no coracao americano.


Visitar Pearl Harbour e' visitar mais um memorial (semelhantes aos que aqui descrevi nas minhas cronicas sobre Washington) - o USS Arizona Memorial. Mas este tem um ponto curioso... e' que a grande maioria dos turistas que la se encontravam eram... japoneses! Fiquei curioso por saber o que os americas pensavam disso, mas acho que as receitas associadas a presenca niponica na ilha, supera qualquer ressentimento que possa haver.


O espaco contem um museu e um memorial construido (com o financiamento de Elvis Presley) sobre o USS Arizona - o barco que serve de ultima morada a muitos corpos que nunca foram resgatados. O navio continua ainda a largar combustivel, ao fim de mais de 60 anos, e assim continuara por mais uns 50, altura em que a sua estrutura acabara por ceder por completo. Ate la', vai continuar a servir de memoria viva para que ninguem esqueca a infamia do dia 7 de Dezembro.


O proximo post sera' dedicado as praias... Meu Deus, as praias!!!!!!!! Aqui fica uma amostra:

Sem comentários: