sábado, janeiro 05, 2008

Hollywood, California

A primeira etapa das ferias de inverno de 2007 levou-me ate Los Angeles, California. Este nao seria, a' partida, um lugar que me apetecesse visitar por ai' alem, mas uma passagem pela cidade dos anjos e' quase que obrigatoria para quem aqui vive. Assim sendo, escolhi uma pequena area dentro dessa monstruosa cidade que e' LA para passar uma especie de fim de semana prolongado - Hollywood. Claro esta, nao fosse eu um fa da setima arte.

Se pensam que Hollywood e' um lugar glamoroso e cheio de estrelas a cada esquina, desenganem-se. Se o foi, foi ja' ha' muito tempo. Hoje em dia, Hollywood e' mais um bairro de uma cidade americana, que ainda vive muito da inseparavel ligacao ao cinema, mas que consegue proporcionar alguns motivos de interesse, que vale a pena explorar. E foi isso que fiz, aproveitando os quase 20 graus e um magnifico ceu azul que por la se podia encontrar. Aqui ficam algumas impressoes.


O icone mais popular de Hollywood (para alem das letras no cimo do monte - bem dificeis de descobrir, por sinal), e' o passeio das estrelas ou Walk of Fame. Aqui, toda a gente que e' alguem no cinema tem direito a ter o seu nome inscrito no passeio mais famoso do mundo, na nao menos famosa Hollywood Boulevard. Sao ao todo mais de 2000 estrelas, espalhadas por mais de 3 milhas de passeio, incluindo actores, realizadores, produtores, bem como estrelas da TV, da musica e da radio. Ah, e claro, nao tem que ser pessoas reais para tem direito a' estrela da fama - os Simpsons, o Cocas, o Mickey e outros que tal tambem la estao. Portugueses, so encontrei a Carmen Miranda, a' entrada de uma estacao de metro, um tanto ou quanto esquecida...


E' giro passear no meio de tanta estrela, ao mesmo tempo que se observam as figuras que muitos turistas fazem, em busca da fotografia perfeita com a sua estrela de eleicao. Eu optei por uma foto com os meus amigos Simpsons - a malta de carne e osso e' um pouco falsa, nunca fiando.


E' talvez um dos teatros mais famosos do mundo, o que serve de palco a' atribuicao anual dos Oscares. E' exactamente aqui que todos os anos se estende a passadeira vermeha e se assiste ao desfilar das estrelas, rumo ao seu interior. Curiosamente, quando nao esta de servico a' cerimonia dos oscares, este local assume uma vertente mais comercial, com um sem numero de lojas variadas - para carteiras bem recheadas.


Um pormenor curioso ladeia a escadaria que conduz ao teatro propriamente dito - todos os filmes vencedores do oscar para o Melhor Filme tem direito a lugar de destaque, com a respectiva identificacao do ano em que venceram o galardao. Assim exposto, e' curioso ver a quantidade tao diferenciada de filmes que a Academia ja premiou... E ja la estao o lugar guardado para os vencedores dos proximos 50 e muitos anos...




Curioso este lugar. Damos por nos a olhar para a estrutura e arquitectura do edificio, que mais parece um templo chines, quando na verdade a grande atraccao esta... debaixo dos nossos pes. E' precisamente aqui que actores e actrizes de renome vieram deixar as suas 'maos' e 'pes', aquando das estreias dos seus filmes. Mais uma vez, tudo quanto e' gente do cinema ja por aqui deixou a sua impressao digital para as multidoes apreciarem... Eu andei a' procura de um pe' onde encaixar o meu e depois de algumas tentativas, la encontrei o deste senhor:


Mesmo em frente do teatro chines, assiste-se a um outro tipo de espectaculo, de qualidade um tanto ou quanto duvidosa - uma mao cheia de pseudo-actores pousa para os turistas, uns vestidos de homem aranha, outros de Darth Vader, passando por um Micheal Jackson, uma Marilyn Monroe, ou ate mesmo um Batman. O negocio e' simples - uma foto em troca de uma tip, que e' como quem diz, uma gorja. E e' ve-los, atarefados que nem umas formigas, sempre com turistas a' volta... enfim, ha gostos para tudo.



O H&H e' um complexo de lojas, cinemas, restaurantes e hoteis. Com um ar moderno, contem motivos que fazem lembrar a antiga babilonia, com uma fachada estilo templo e umas colunas com uns elefantes gigantes. Tudo em grande estilo, nao fosse esta a cidade do cinema. Do topo deste centro comercial (chamemos-lhe assim porque e' na verdade o que ele e') e' possivel avistar as Hollywood Hills e o famoso letreiro (ja disse que as letras sao pequeninas e dificeis de ver?).



Toda a gente ja viu nao sei quantas vezes as letras HOLLYWOOD no cimo do monte. Ja apareceu em milhentas cenas de outros tantos filmes, documentarios ou programas de tv. E e' daquelas coisa que se pensa logo, quando se ouve falar em Hollywood. "Ah, e tal... as letras, que giro!" Mas e'... pequenino (ja tinha dito, nao ja'?). Ou melhor, ele nao e' pequeno, ja que as letras tem mais de 15 metros de altura... esta' e' longe. Muitoooooo longe. Vi-me grego para o descobrir... e para lhe tirar uma foto tive que usar o potente zoom da minha maquina, espremido ao maximo. Saiu isto:


Foi o melhor que se pode arranjar. Melhor mesmo so indo passear pelas colinas. Mas nao houve tempo. Talvez para a proxima. Construido para ser um anuncio para publicitar o mercado imobiliario da zona, acabou por se tornar um marco para sempre associado a' cidade, sendo hoje cuidado e mantido por uma associacao propria.

Universal Studios Hollywood

O ponto alto da visita a' terra do cinema. Tao alto, que merece um post so' para ele... Vem ja a seguir. Fiquem por ai'.

Sem comentários: