quarta-feira, janeiro 16, 2008

Hawai'i - factos e fotos

O Hawai'i esta repleto de factos interessantes - a comecar pelo facto de o alfabeto Hawaiano ser composto por apenas 13 letras, incluindo as vogais. O que faz com que muitas palavras sejam compostas por repeticao - pipi, likelike, wikiwiki, mehameha... nao faco ideia do que significam, mas nao deixa de ser engracado ouvi-los pronunciar tudo duas vezes..., Outro pormenor engracado é o facto das autoestradas se chamarem 'Interstate', o que so acontece quando atravessam mais do que um estado - o que nao acontece no Hawai'i. So´que para terem o financiamento federal, nao lhe podiam chamar outra coisa senao aquilo!!! Enfim, details....

Em relacao ao mundo do cinema e da TV, nao e´possivel ir ao Hawai'i e nao pensar no 'LOST', talvez a serie que mais popularizou as ilhas. Quase todos os episodios sao filmados la, mesmo aqueles onde aparecem imagens de Sydney ou Londres - as ruas e edificios sao transformados para parecerem o que ser quiser, tudo sem sair de Oahu. As praias que aparecem na serie sao mais ou menos privadas (embora toda a gente saiba onde ficam) e as imagens da floresta sao maioritariamente feitas em propriedade privada, pelo que nao sao muito faceis de visitar. Outros filmes de renome ja foram rodados aqui como Jurassic Park, Magnum PI ou Ate á Eternidade (anos 50), fazendo com que ja se comece a ver Tour que nos levam aos sitios mais marcantes, estilo "aqui foi o sitio onde o dinossauro arrancou a cabeca ao nao sei quantos", "Aqui era onde estava a rolote do actor X na serie Y", etc, voces estao a ver o genero!

Mas nao ha nada que chegue ao Lost! Aqui fica o trailler da quarta serie, que estreia ja para a semana nos Estados Unidos:




No campo da musica, nao ha grandes hipoteses de escolha, senao colocar aqui uma musica daquele que e´o maior sucesso musical da ilha - pelo menos, assim e´dito pelos locais. O senhor chama-se Israel Kamakawiwo'ole e canta assim:



E pronto, foi assim... uma viagem inesquecivel, que deixou para tras uma vontade imensa de voltar um dia mais tarde... por enquanto, ficam as memorias fotograficas, no sitio do costume!

Sem comentários: