domingo, janeiro 06, 2008

Universal Studios: onde o cinema 'comes to life'...

Uma visita a' capital do cinema nao fica completa sem uma passagem por um dos muitos estudios que por aqui foram montando arraiais. Estao ca todos - a Sony Pictures, a Warner Brothers, a Paramount, so para nomear alguns. Todos com visitas que nos levam aos bastidores da accao, por entre estudios (ou sets) e locais que reconhecemos dos muitos filmes ou series de tv que ao longo do tempo nos fizeram companhia. Uma vez que estavamos em epoca festiva, muitos destes estudios apresentavam restricoes as visitas, pelo que optei pela visita aos estudios da Univesal Pictures, mais propriamente ao Universal Studios Hollywood, uma curiosa e agradavel mistura entre parque tematico (com dezenas de atraccoes) e estudios de gravacao.

Sendo um parque tematico, nao faltam atraccoes para todos os gostos - umas com mais adrenalina que outras, umas envolvendo agua, outras fogo, outras apelando as 4D, outras ainda centradas nos animais-actores. Cada uma destas atraccoes e' baseada num filme de sucesso - Shrek, Terminator, Jurassic Park, Evan Almighty, Backdraft, Mummy, Waterworld - sendo bastante fieis a' historia que lhes deu origem. Como havia muito para ver em pouco tempo, resolvi munir-me de um passe semi-vip que me dava acesso as atraccoes sem ter que esperar nas interminaveis filas, juntamente com o comum dos mortais... custou mais uns dolares, mas aconselho vivamente - por duas razoes: primeiro, porque se aproveita muito melhor o tempo; depois, porque a cara de 'Mas o que e' isto?!!!' com que o pessoal nas filas fica depois de lhes passarmos a' frente, e' impagavel!

Lojas tambem nao faltam, claro esta. Todas elas tematicas, com quinquilharia para todos os gostos. Eu assim que vi um Kwik-E-Mart com mercadoria dos Simpsons, nao resisti - perdi-me la dentro e vim de la meia hora depois com um saco cheio... cada maluco com a sua mania, eu tenho esta, podia ser pior. Adiante.

Apesar de todos estes motivos de interesse, que por si so justificam a visita, o ponto alto deste parque reside na Studio Tour - uma visita guiada pelos meandros dos milhentos estudios e sets onde sao filmados alguns filmes e series de sucesso. CSI, Desperate Housewifes, Psico, Guerra dos Mundos e Godzilla sao apenas algumas das muitas referencias que sao mostradas na viagem. Alguns dos locais sao visitaveis apenas por fora (onde so' nos dizem 'Este e' o estudio onde e' filmado isto ou aquilo'), mas muitos sao os locais onde se entra mesmo e se pode apreciar tudo mais ao pormenor.


Exemplo disso e' Wisteria Lane, morada das Donas de Casa mais deseperadas do momento. Para quem e' espectador assiduo da serie (como eu), passear ali no meio teve um significado especial - quanto mais nao seja porque agora ja posso dizer, quando vir o proximo episodio, 'Eu ja estive ali!!!', fazendo alguns amigos e conhecidos roerem-se de inveja.
A proposito, aqui fica a casa da Susan Mayer:


A viagem proporciona-nos ainda algumas experiencias engracadas, tal como a simulacao de um tremor de terra de magnitude 8.3, um encontro imediato com Jaws, o tubarao, uma experiencia meio fantasmagorica com a Mumia ou uma viagem pelo meio da miniatura que serviu de base a' rodagem de uma das cenas de Godzilla:
Somos ainda passeados pelo meio de uma cidade autentica, com ruas, predios, hoteis, lojas, etc... - tudo fachada! Segundo disse o guia, estas ruas/cenarios ja foram usados vezes sem conta em centenas de filmes... tudo sem que o espectador de por nada. Mudam-se as cores dos predios, os letreiros das lojas, adiciona-se uma neve e voila, tem-se um local completamente novo... um exemplo disso e' a praca onde sao passados os filmes do 'Regresso ao Futuro'. Hoje serve de praca principal onde se baseia a seria Ghost Wisperer (nao conheco a serie, mas pelo entusiasmo das pessoas que iam comigo, a coisa tem ar de ser muito real).



A titulo de exemplo, e para terminar, aqui ficam algumas fotos de mais alguns sets famosos. Mais havia para fotografar, mas nem sempre a perspectiva era a melhor. Um pormenor curioso - por mais cenarios que me eram mostrados, ficava sempre com a sensacao de que eram relativamente pequenos em relacao ao que vemos no pequeno/grande ecra... realmente o cinema e' 'a maior das ilusoes' como um dia alguem disse...

Bates Motel - Psico

A Guerra dos Mundos

Apolo 13

Um Western qualquer (nao me lembro o nome)

Sem comentários: