sábado, novembro 18, 2006

O que e' Nacional e' bom!!!

Uma das primeiras coisas que procurei fazer quando aqui cheguei foi ir as compras. Nao, nao fui a correr gastar dinheiro nos Malls que aqui abundam!!! Fui mesmo comprar comida. Food. Tinha o frigorifico vazio e nao ha' nada de mais deprimente e desconsolador do que ter um frigorifico vazio. E assim foi... meti-me no carro, dei umas voltas, nao encontrei nada, resolvi parar num estamine' e perguntar. La' me indicaram um supermercado, estilo Continente, onde se pode encontrar tudo e mais alguma coisa. So far, so good.

Os problemas comecaram ja' la' dentro. O que escolher? O que comprar? Sim, porque marcas conhecidas e' mentira! Fui a' seccao dos sumos - onde estao os sumos da compal? Seccao dos iogurtes - onde estao os Ioggy? Seccao das massas - onde esta o esparguete da Nacional? Seccao dos congelados - onde estao os congelados da iglo? A resposta e' simples: nao estao. E outra coisa nao seria de esperar... Mas nao deixa de ser estranho, estar ali no meio daqueles corredores imensos e nao saber o que comprar... que marca escolher... cada produto a comprar, depois de comparadas 5 ou 6 marcas diferentes, era avaliado numa base "Este nao e' demasiado barato nem demasiado caro, portanto deve ser bonzinho!". E foi assim... umas compras que em Portugal se faziam numa hora, aqui demorei 3. E' nesta altura que damos valor as pequenas coisas que consideramos como certas e que nos lembramos que o nosso pais ate' tem umas coisas boas e de qualidade, no que toca ao comer.

Depois, ha outra coisa engracada: tudo o que faz bem existe em pequenissimas quantidades, numa seccao escondida, numa prateleira junto ao chao, na qual ninguem repara. Acreditam que demorei que tempos a encontrar azeite? Ja' para nao falar no preco... quase 10 euros uma garrafa! Em contrapartida, tudo o que e' mau para a dieta (estilo Ketchup) existe em doses industriais, filas e filas deles, com n marcas diferentes, ao preco da chuva... E ainda se admiram de 50% da populacao ser obesa.

De resto, nao ha muitas diferencas... as senhoras das caixas sao iguais em todo o lado, arrumam-nos as compras em sacos de plastico iguais aos nossos (ainda nao vi nenhum daqueles sacos de papel que se ve nos filmes...), e la' vamos nos a' nossa vida. Ate' voltarmos, uns dias depois, e repetir o processo one more time.

2 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Candido,

Uma delicia esta tua descricao das compras na America (a proposito como se chama a chain onde vais agora? a malta da Logistica e' minuciosa...). Ja reparaste que a seccao das frutas e legumes nao e' nada comparada com as "avenidas" de frigorificos com comida processada?!?! e' de loucos, a maior parte dos clientes nao para nem um segundo naquilo q envolve mais q uns minutos no micro-ondas.

Bem mas pedias receitas. Para os iniciados (nos quais me incluo!) acho que o melhor e' saber fazer muito bem 3-4 pratos. Olha receitas com massas/esparguete sao simples e existem muitas variacoes dependendo dos ingredientes disponiveis (a Trine e eu estivemos em Roma e Sperlonga este verao e qdo viemos estavamos com ganas de tentar fazer qq coisa parecida daquilo q comemos por la... algumas coisas parecem faceis mas nao sao).

Tenta este link (com fotos e tudo, por isso nao tens desculpas!) para o molho do Spaghetti Bolognese:

http://cook.dannemann.org.uk/cooking/mains/bolognese/

A receita do molho pode ser usada p Lazagna e podes sempre congelar.
O esparguete tem q ficar "al dente". :) Va quero ver como te sais.

Um Abraco de Amizade,
Daniel (em Copenhaga)

Anónimo disse...

então e a lasagna do Lidl não??? faz uns grelhados amigo são saudaveis e mt faceis de fazer.