sábado, outubro 27, 2007

Finalmente deu a' costa...

Chegou finalmente esta semana o belo do cheque com o reembolso do IRS de 2007, aqui do dos States. So' demorou 7 meses... coisa pouca. Se tivermos em conta que o tempo normal e' de, no maximo, 6 semanas, percebemos que algo correu definitivamente mal. Nunca pensei que receber um reembolso de IRS custasse e demorasse tanto!!! Mas a culpa, meus amigos, foi do meu nome. Ao que parece tenho um nome demasiado complicado para os padroes americanos.

Passo a explicar. Os americas sao um bocados basicos no que toca aos nomes. Tem dois ou, quanto muito, tres nomes. Um nome proprio, um middle name e um apelido. E pronto. Tudo muito facil. Quando se tem poucos nomes assim, nao ha confusao possivel - niguem troca, por exemplo, o ultimo com o primeiro nome... A coisa complica-se quando aparece um cromo como eu que tem 4 nomes - o que eles consideram uma aberracao. E, claro, quando estamos perante uma aberracao, quanto menos lidarmos com ela, melhor.

Apos ter entregue a minha declaracao, devidamente preenchida por um contabilista (nao tendo portanto qualquer erro), foi-me dito que o prazo normal para o reembolso seria cerca de 6 semanas. Pensei: 'Boa, ate' nem e' mau, tendo em conta que em Portugal nao sao menos de 3 ou 4 meses'. Estavamos entao no principio de Abril. Esperei o dito prazo e como nada chegava a' minha mailbox, resolvi consultar o site do IRS para ver como se enontrava a minha declaracao. Para meu espanto, o status da declaracao era 'Com Problemas'. Investiguei mais um pouco e apenas o que diziam era que 'o nome apresentado na declaracao nao coincidia com os registos da seguranca social'. Ai nao??? Ta' Boa! Entao e agora?

Va' de telefonar para o 1-800, que e' como quem diz a linha de apoio ao contribuinte. Depois de muito pesquisarem, la me disseram que tinha que ir corrigir os meus registos a' Seguranca Social... Um bocado a contra gosto, la fui. Tive de explicar a' senhora, tres vezes, que eu tenho 2 nomes proprios e 2 apelidos... 'Esta' a ver, esta aqui no Passaporte... Name and Surname'... Hummm, so funny!!! - dizia ela, como se estivesse a olhar para um palacio. Resolvido o problema, sai' de la' com o nome correcto, a coincidir com o passaporte e com o visto.... e com mais um periodo de espera de 5 semanas, ate que os sistemas do IRS fossem actualizados com a informacao da Seguranca Social.

Chegou o mes de Julho, e com ele a necessidade de marcar as ferias. E o reembolso nada de aparecer. La liguei mais uma vez para a linha de apoio... Desta vez, a conversa foi, no minimo, surreal... "Sim, o seu nome tinha aqui um problema, mas nos vemos que ja foi corrigido na SS". "E entao, ja posso receber o reembolso?" "Hummm, nao!" "Nao?! Porque nao?!" "Porque nao houve ninguem que tivesse processado o seu caso. Ele esta aqui numa seccao de declaracoes com problemas e ninguem tratou dele!" "Esta a brincar, nao esta'?" 'Nao, nao estou... e agora a resolucao do caso pode levar ate 8 semanas!!!" "What???!!!!".

Bonito servico. La perguntei ao funcionario se tinha que fazer mais alguma coisa para resolver esta questao. "Nao, esteja descansado, eu vou escrever aqui uma nota para que um colega seja assignado ao seu processo. Nao tem de fazer mais nada". Mais uma vez, restou-me apenas esperar... No inicio de Setembro, voltei a ligar (isto porque o status no site nao mostrava qualquer alteracao). "Ah, pois, nao estou a ver qualquer alteracao aqui no processo! Mas esteja descansado que eu vou escrever aqui uma nota para que um colega seja assignado ao seu processo". Outra vez a mesma historia... agora comeco realmente a questionar se algum dia vou voltar a ver a cor do meu dinheiro... nao e' que seja muito, mas e' meu e nao tem nada que la ficar com ele!!!

2 dias depois de ter feito este telefonema, recebo no correio uma carta do IRS. 'Porreiro, ja chegou o belo do cheque". Nada disso. Era uma carta a informar-me que o meu reembolso estava retido porque "o meu nome na declaracao nao coincidia com os registos da seguranca social". Nao tive outro remedio senao rir com toda a situacao, que ja era, no minimo, caricata. Pegando no ultima restia de paciencia que ainda tinha, tirei fotocopias de tudo e mais alguma coisa (BI, Passaporte, SS, Carta Conducao, tudo o que me lembrei), para provar que o meu nome estava correcto e corrigido, preenchi o formulario que me enviaram com a carta e mandei tudo para a sedo do IRS. E, mais uma vez, esperei.

Decorridos mais uns dias, descobri que o status do meu processo no site do IRS se tinha alterado para 'Desconhecido'. Pronto, agora e' que foi de vez! Ja' nao ha' dinheiro para ninguem... Resolvi deixar passar mais algum tempo, sempre a pensar qual seria o proximo passo que teria de dar nesta odisseia... Ate que finalmente o cheque apareceu esta semana... sem juros de mora, o que me parece injusto, ainda para mais porque a demora foi notoriamente culpa deles. Pelo sim, pelo nao, fui logo no dia a seguir ao banco deposita-lo. Nao fossem eles arrependerem-se.

Estas situacoes, vim a saber depois, nao sao assim tao invulgares. Uma pessoa com quem comentei as minhas aventuras disse-me que num determinado ano recebeu duas intimacoes para pagar, exactamente a mesma quantia. Tratava-se, claramente, de um erro informatico, mas os senhores obrigaram-na a pagar os dois documentos e so depois reclaramar. Foi o que ela fez... e a correccao do erro chegou... 2 anos e meio depois, tambem sem juros de mora. Bonito, nao e'? Lindo.

Nunca mais me vou queixar das financas portuguesas, que, comparadas com estas, estao a anos luz... para melhor!

Sem comentários: