terça-feira, outubro 09, 2007

New York, Central Park Area


Situado a norte da cidade, e com um tamanho duas vezes superior ao principado do Monaco, encontramos o pulmao da cidade - o Central Park - uma autentica mancha verde, com 4 km de extensao, compreendida entre a 59 e a 110 rua. E' o marco mais relevante da Upper Manhattan e divide esta zona em Upper East Side e Upper West Side.

Nao adianta tentar descreve-lo - e' grande, muito grande. Fazendo uma comparacao grosseira, a extensao deste parque e' comparavel apenas a' maior avenida portuguesa, a Av da Boavista, no Porto. Ou seja, e' gigantesco! Escusado sera' dizer que apenas umas horas nao sao suficientes para se ver e apreciar tamanha imensidao, mas da para nos sentirmos um pouco nova-iorquinos enquanto por la passeamos.



Recheado de imensos caminhos, pastos, arvores e lugares de repouso, o Central Park e' um lugar muito procurado. Para se estar, passear, fazer desporto, passear o cao, relaxar, ouvir musica... ou dancar. Isso mesmo! Enquanto por la deambulavamos e apreciavamos o quao a vida corre devagar por ali, tropecamos numa serie de casais a dancar o tango! Estavam a aprender e' certo, mas nao deixa de ser bastante ilucidativo das multiplas actividades que la se podem desfrutar num dia banal. Passear de carruagem puxada a cavalo, visitar um dos muitos museus que ladeiam o parque ou andar de barco num dos muitos lagos, sao tambem alternativas muito procuradas.

Pode dizer-se que e' um lugar mais ou menos magico, uma vez que nos transporta para lugares idilicos, sem no entanto sairmos da grande cidade que e' NY. Um dos locais de que gostei particularmente foi o Sheep Meadow, uma area verde, semelhante a um pasto, onde as ovelhas pastaram ate aos anos 30. Hoje, as ovelhas sao outras, mas o pasto continua igualmente verde.


Relativamente perto do Central Park, encontramos outros motivos de interesse. Um deles e' a 5 Avenida, a avenida mais famosa de NY. Famosa pela excentricidade, famosa pelas belas mansoes, famosa por ser uma das mais caras do mundo... e famosa sobretudo pelas lojas: de alta costura, joalherias famosas (Tiffany's), ou simplesmente por serem absolutamente originais (exemplo da loja da Apple, cuja entrada e' um gigante cubo de vidro). Passear na 5 Avenida e' sentimo-nos grandes, chiques e... snobs. Nao, nao comprei nada por la... digamos que nao houve muito "tempo".


No lado oposto a' 5 Avenida, encontramos a Columbus Circle, uma movimentada rotunda dedicada a Cristovao Colombo. Uma fonte, um globo, e uns potentes edificios, sede da Time Warner, completam a zona.



Umas ruas mais abaixo, encontramos uma salas de espectaculos mais classicas da cidade - o Carnegie Hall. Dedicada a' musica classica e do mundo, este vai ser o palco por onde vai passar a nossa Mariza, no proximo dia 12. Um bonito edificio que passa um tanto ou quanto despercebido no meio de tanto cimento...



E pronto!... Estes foram alguns dos destaques da 'minha' NY... havia tanto mais para ver e fazer, mas 5 dias souberam a pouco. A semelhanca do que disse de Chicago, a primera vez que la' fui, esta e' uma cidade a que tenciono voltar... brevemente! A ver vamos se e' possivel...

Sem comentários: